ONS: maioria dos estados economizou energia acima da média no horário de verão
A maiora dos estados economizou energia acima da média de consumo nacional, de 4,1%, na demanda do horário de ponta nos 120 dias de vigência do horário de verão. A informação é do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Uma exceção foi Minas Gerais, um dos grandes centros consumidores do Brasil, que, com uma economia de 4%, o que equivale a 319 megawatts (MW), registrou consumo abaixo da média nacional.
Goiás foi, percentualmente, o que menos economizou energia na demanda do horário de ponta: 3,5% - o equivalente a 72 MW. O Rio de Janeiro - também um dos grandes centros consumidores – foi o segundo estado que menos economizou energia percentualmente: 3,8%, embora tenha sido o segundo maior estado em volume de demanda economizada – 300 MW.
O maior centro consumidor de energia elétrica do país, o estado de São Paulo, foi o que mais reduziu o consumo: 1.027 MW, o equivalente a 4,8% - 0,7 ponto percentual acima da demanda média do sistema.
Em volume, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina - todos no Subsistema Sul – também registraram uma redução de consumo significativa no horário de ponta: 270 MW (4,3%); 205 MW (também 4,3%); e 175 MW (4,4%), respectivamente.
Como um todo, o Subsistema Sudeste/Centro Oeste economizou 1.915 MW (4,1%) e o Sul 650 MW (4,3%).