Boletim do ONS revela crescimento de 2,6% na carga de energia em agosto

Publicado em 05/09/2014 - 13:38 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Dados preliminares divulgados hoje (5) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostram que a carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 2,6% em agosto, acumulando, nos últimos 12 meses, aumento de 4,2%.

Em comparação a agosto do ano passado, o crescimento foi nulo, revela o Boletim de Carga Mensal do ONS.  De acordo com os técnicos do órgão,  responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no SIN, o desempenho da carga é explicado, em especial, pelo ritmo reduzido da indústria brasileira.

A maior alta na carga no mês pesquisado foi observada no Subsistema Nordeste: 3,3%, contra agosto de 2013, e 4,9%, na comparação com julho deste ano. No acumulado de 12 meses, a carga teve evolução de 3,2% no Subsistema Nordeste. Esse resultado foi, porém, inferior aos dos subsistemas Norte (21,2%) e Sul (4,8%).

Nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Norte, a evolução da carga de energia em agosto apresentou queda de 1,4% e 1,1%, respectivamente. Segundo os dados, o comportamento da indústria, com redução de atividade, afetou segmentos que têm elevado consumo no Sudeste/Centro-Oeste. Já na  Região Norte, a carga de energia reflete, em parte, o desempenho dos grandes consumidores eletrointensivos conectados  à rede básica, voltados, em sua maioria, para o mercado externo de commodities (produtos agrícolas e minerais destinados à comercialização no mercado internacional).

Em relação a julho, a variação da carga foi positiva em todos os subsistemas, alcançando 2,5% no  Norte, 2,3% no Sul e 2,1% no Ssubsistema Sudeste/Centro-Oeste. 


Fonte: Carga de energia cresce 2,6% em agosto, revela boletim do ONS

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias