Consumidores vão às compras no maior centro comercial popular do Rio

Publicado em 22/12/2014 - 14:28 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Comércio na Saara

Na  véspera  do  Natal,  comércio  na  Saara  lota  com  oferta  de  produtos  mais  em  contaArquivo/Agência Brasil

O maior centro de comércio popular do Rio, a Saara (Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega) está funcionando a todo vapor desde as 9h da manhã. O horário de encerramento das atividades vai variar conforme o movimento, podendo chegar às 20h durante os próximos dias. Na região, que conta com mais de 600 lojas, é possível encontrar uma grande variedade de produtos, como artigos esportivos, de festa, brinquedos e calçados, entre outros. A poucos dias do Natal, a expectativa dos comerciantes é que nem o calor forte que faz na cidade afaste os consumidores.

O comerciante e locutor de uma loja de calçados da região Sérgio Moraes, de 43 anos, espera aumento nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. “O movimento aqui é grande e esperamos um resultado que supere as vendas de 2013. Estamos com nossos estoques cheios e ficamos motivados quando os clientes saem daqui felizes, sendo sempre bem atendidos por todos os vendedores. Os consumidores compram presentes para toda a família e também para o amigo oculto”, disse Moraes.

Em uma cidade conhecida por suas belezas naturais, o comércio do Rio também lucra com o movimento dos turistas nesta época do ano. Segundo Joseane Nogueira, de 27 anos, vendedora de uma loja de souvenirs da Saara, a clientela continua firme. “Este ano o movimento está bom, até ficamos surpresos. A loja vende, além de produtos chineses, muitos souvenirs e lembranças do Rio para aqueles que visitam a cidade. A procura é bastante grande e estamos contentes.”

Dois dos setores que também apresentam boas vendas são os de brinquedos e enfeites de Natal. De acordo com a comerciante Aline Campos, de 32 anos as crianças continuam sendo consumidores importantes. “Hoje os meninos e meninas pedem muito por aparelhos de tecnologia como celulares, tablets e videogames, mas os brinquedos continuam em alta. Aqui, por exemplo, vendemos muito aqueles que são baseados em filmes e desenhos animados”, afirmou.

Já o vendedor Francisco José Abreu, de 40 anos, comemora as vendas da loja em que trabalha, que oferece artigos variados. Segundo ele, nesta época do ano, as vendas sobem 20%, 30% e todos ficam muito felizes. "A verdade é que temos, em cada lar, a tradição de montar árvores de Natal e enfeitá-las com nossa família. Isso faz parte do espírito natalino e, nós, comerciantes comemoramos também”, concluiu.

Entretanto, houve queda de vendas em algumas lojas do Saara. Marcílio Contantino, de 48 anos, gerente de uma loja de material para fabricação de bijuterias, lamenta que o movimento tenha caído muito. “Temos notado a queda nas vendas dos últimos natais. Não se sabe se é por causa da crise no Brasil ou no mundo, mas, a cada ano, desde 2010, o movimento diminui em torno de 10%, às vezes, até um pouco mais”, afirmou Constantino.

O valor dos presentes escolhidos varia conforme a situação financeira de cada consumidor, que, muitas vezes, é impulsionado para as compras ao receber a segunda parcela do décimo terceiro salário. O auxiliar de serviços gerais Estevão dos Santos Souza, de 35 anos, faz suas compras na Saara durante todo o ano. “Em meio à situação atual do nosso país, não tenho como comprar presentes caros para meus pais, esposa e filho. Então, é preciso pechinchar, mas, para mim, é importante pelo menos dar a eles uma lembrancinha”, disse Souza.

A dona de casa Margarida Araújo, de 50 anos, prefere fazer suas compras na Saara na parte da manhã. “Prefiro chegar cedo, quando as lojas estão abrindo. Às vezes, venho com minhas amigas e compro bastante. Para toda a família – meu marido, meus filhos e netos. Aqui consigo comprar um presentinho para todos, além dos artigos de decoração para as árvores de Natal. Minha neta sempre pede para eu comprar algo diferente, novo, e encontro tudo aqui”, afirmou.

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias