Receita só recebeu 0,18% das declarações do IR por tablet ou smartphone

Publicado em 30/04/2015 - 20:14 Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil - Brasília


irpf_banner

Cerca de 50 mil contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 por dispositivos móveis, o que representa apenas 0,18% do total das 27,5 milhões de declarações esperadas para este ano, proporção considerada baixa pela Receita Federal.

A informação foi divulgada hoje (30) pelo secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. Desde 2013, os contribuintes podem preencher a declaração em tablets e smartphones, mas existem restrições. Esses meios não podem, por exemplo, ser usados por contribuintes com rendimentos no exterior, ganhos de capital na venda ou alienação de bens e com ganhos em operações em bolsas de valores. A ferramenta também não permite o envio de declarações retificadoras.

Apesar da baixa utilização dos dispositivos móveis, Rachid considera um sucesso as novidades tecnológicas introduzidas pelo Fisco, ano a ano. “Investir em tecnologia sempre foi prioridade para nós. A Receita constantemente trabalha com o Serpro [Serviço Federal de Processamento de Dados] para desenvolver soluções tecnológicas que visam à celeridade [rapidez] e à redução de burocracia.”

De acordo com a Receita, as últimas horas da entrega das declarações do Imposto de Renda correm com tranquilidade, sem problemas tecnológicos. No pico de entrega, entre as 16h e as 17h, 314 mil contribuintes enviaram o documento. Segundo o Serpro, a capacidade de utilização dos servidores ficou em 67% no horário de pico. Tradicionalmente, o Serpro trabalha com capacidade maior que o volume de transmissões para evitar congestionamentos no sistema.

Em relação à declaração pré-preenchida, por meio da qual o contribuinte recebe o documento preenchido e apenas confirma as informações antes de enviar o documento ao Fisco, Rachid disse que a Receita tem planos de estender a novidade a mais contribuintes nos próximos anos, mas não detalhou prazos nem estimativas. Neste ano, cerca de 35 mil pessoas físicas com certificação digital tiveram acesso ao recurso.

Segundo o secretário da Receita, o rascunho da declaração, introduzido este ano, pode ter reduzido o interesse de parte dos contribuintes na declaração pré-preenchida. “Em vários casos, o contribuinte se antecipou e fez o rascunho antes mesmo de receber a declaração preenchida.”

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias