BNDES divulga mudanças no financiamento do programa Finame
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou hoje (29) novas condições de financiamento do programa Finame, destinado à aquisição de bens de capital, ônibus e caminhões, e do Finame Agrícola, destinados à produção e comercialização de máquinas, implementos agrícolas e bens de informática e automação destinados à produção agropecuária. As novas condições entrarão em vigor a partir de janeiro.
A participação do banco subirá de 70% para 80% do valor do bem para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e para a aquisição de bens de capital eficientes. Segundo informou o banco, por meio de sua assessoria de imprensa, isso reflete a prioridade dada pela instituição para incentivar o uso de equipamentos mais eficientes em termos de energia. O financiamento será integralmente em Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), usada pelo BNDES em suas operações. A TJLP foi elevada este mês pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) de 7% ao ano para 7,50% ao ano e vai vigorar no primeiro trimestre de 2016.
Para as grandes empresas, a participação do BNDES nas operações de compra de bens de capital também aumentará, passando de 50% para 70% do valor do bem. O custo será em TJLP. O BNDES esclareceu, entretanto, que para a aquisição de ônibus e caminhões por grandes empresas, o apoio permanecerá em 70% do valor do bem. Já a participação da TJLP na composição do custo subirá de 50% para 70%. Os 30% restantes serão financiados com taxas de mercado.
O BNDES informou, ainda, que as alterações promovidas nas condições do BNDES Finame coincidem com o fim do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), que termina em 31 de dezembro deste ano e tinha prazo determinado de vigência.
Fonte: BNDES divulga mudanças no financiamento do programa Finame