Recessão não compromete capacidade de investimento do Rio, diz agência Fitch
A cidade do Rio de Janeiro obteve na tarde de hoje (4), a confirmação do rating internacional “BB”, com perspectiva negativa, da agência internacional de classificação de risco Fitch. A nota de crédito se mantém exatamente igual àquela atribuída à União pela agência, que representa o teto de avaliação possível do município.
A prefeitura do Rio está sete níveis acima do governo do estado, que enfrenta uma grave crise financeira. Na escala nacional, a cidade foi avaliada com nota AA, considerada de alta qualidade de investimento.
Em seu relatório, a Fitch destaca a resistência do município ao prolongado período de recessão econômica pelo qual passa o país, sem qualquer comprometimento em sua performance fiscal. A taxa de investimento, em quase 20%, também contou positivamente na manutenção do rating do Rio, enquanto outros governos classificados da mesma forma investem em média 10,1%.
Outro aspecto considerado pela agência foi a situação do Fundo Especial de Previdência do Município do Rio de Janeiro, que apresenta condição muito superior à grande parte dos estados brasileiros. “A cidade apresenta liquidez adequada sem suscitar preocupação”, conclui a agência internacional de classificação de risco.
![Logo da Agência Brasil](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?snb772)
![Warley Andrade/TV Brasil Edifício-sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fábio Carvalho/Arquivo pessoal Família enfrenta longa jornada para ter acesso a remédios à base de cannabis](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)