China defende liderança do bloco Ásia-Pacífico na globalização econômica
O presidente chinês, Xi Jinping, instou os países-membros da Área de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês) a manter-se comprometidos com o avanço da globalização econômica através de vigorosas medidas, apesar do aumento dos contratempos em todo o mundo. As informações são da Agência Xinhua.
Durante a 24ª Reunião de Líderes Econômicos da APEC realizada no Peru neste domingo (20), o mandatário chinês destacou o papel do bloco como pioneiro, líder e precursor da cooperação econômica na região da Ásia-Pacífico e no mundo, e pediu a seus membros que usem o bloco como motor de crescimento e trabalhem por uma economia mundial inovadora, vigorosa, interconectada e inclusiva.
Atualmente a economia mundial ainda se encontra em um periodo de profundos ajustes, com recuperação débil e crescimento divergente, disse Xi Jinping, acrescentando que a globalização econômica enfrenta contratempos, refletidos num comércio e investimentos internacionais mais lentos e um aumento do protecionismo.