Consumo de bens industriais cresce 2,6% em janeiro, informa Ipea
Invalid Scald ID.

Setor da indústria de transformação teve
avanço de 2,9%
O consumo de bens industriais cresceu 2,6% em janeiro em relação ao mesmo mês de 2016, informou hoje (15) o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com instituto, foi o segundo resultado mensal positivo seguido, depois de um longo período de quedas na comparação interanual (mês contra o mesmo mês do ano anterior).
Em relação a dezembro, o indicador caiu 0,9%. Os números levam em conta os dados livres de efeitos sazonais, em que se desconsideram as oscilações típicas de determinadas épocas do ano.
O Ipea define o consumo aparente de bens industriais como a produção industrial doméstica, acrescidas as importações e abatidas as exportações. Com o desempenho de janeiro, a queda do indicador acumulada em 12 meses desacelerou de 8,5% para 7%. No mesmo período, a produção industrial doméstica acumula recuo de 5,4%. Nos 12 meses terminados em janeiro, as importações de bens industriais acumulam queda de 8,7%. As exportações registram alta de 5,4% no mesmo período.
Setores
O setor da indústria de transformação avançou 2,9% e o da extrativa mineral recuou 8,1% entre janeiro do ano passado e janeiro deste ano. Entre as atividades, 13 de um total de 22 registraram crescimento. A maior expansão foi na fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (+9,8%) na comparação interanual.
