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Economia

MDIC lança laboratório de inovação do varejo na capital paulista

Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil
Publicado em 08/06/2018 - 16:48
São Paulo

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram ontem (7) o Laboratório de Inovação do Varejo (ProVa). A iniciativa, inédita na América Latina, tem o objetivo de apresentar tecnologias inovadoras para o mercado e promover atividades que ajudem a fomentar o varejo nacional.

O ProVa está instalado no shopping Frei Caneca, na capital paulista, é gratuito e aberto a todos os segmentos do setor, tanto para o pequeno, quanto o médio e grande varejista, de todo o país. O espaço vai funcionar durante dois anos e será usado para o desenvolvimento de soluções, desde o uso de tecnologia digital até aplicação e teste de novas tendências no atendimento a clientes e gestão dos empreendimentos.

O ambiente vai reunir áreas de coworking, ilhas de tecnologia e espaço para eventos. Para participar do projeto, o varejista pode ir diretamente ao local ou entrar em contato com a ABDI ou MDIC por meio das associações varejistas.

Para o ministro do MDIC, Marcos Jorge, a iniciativa vai lincar os setores varejista e de indústria. “Pretendemos aumentar a integração entre os setores. No ProVa, as empresas poderão realizar testes, validações e desenvolvimento de novas soluções e tecnologias. O nosso objetivo é incentivar o aumento da competitividade do varejo brasileiro, além da criação de novos modelos de negócio, o desenvolvimento de produtos e serviços, a melhoria do atendimento e a interação com outros segmentos como a indústria”, disse.

O presidente da ABDI, Guto Ferreira, explicou que a ideia é apresentar soluções para os problemas dos lojistas. “Quem vier nos conhecer será apresentado ao que de mais inovador está sendo feito no mundo direcionado ao setor. Também teremos uma loja conceito, onde o varejista poderá vender seus produtos no shopping por um período determinado”, disse Guto Ferreira.

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio é responsável por cerca de 17 milhões de empregos, que representa 16% da força de trabalho do país.