Leilão para fornecimento de energia a Roraima já tem 156 interessados

Publicado em 01/03/2019 - 16:52 Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) informou hoje (1º) que 156 empreendimentos se cadastraram para o leilão de atendimento de energia ao estado de Roraima. Os projetos somam 6 gigawatts (GW) de capacidade instalada. A previsão é que o leilão seja realizado até o dia 31 de maio.

Nesta sexta-feira (1º), o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou as regras para a realização do leilão. De acordo com o despacho, o início do suprimento de energia se dará em 28 de junho de 2021.

O certame vai contratar dois tipos de produtos: por potência e energia. Na modalidade potência, está prevista a contratação dois subprodutos, gás e renováveis e outro, de demais fontes. No primeiro subproduto, serão contratadas soluções de suprimento que tenham como fontes primárias gás natural ou renováveis, com término de suprimento em 27 de junho de 2036. No subproduto demais fontes serão contratadas outras soluções não enquadradas nas opções anteriores, com término de suprimento em 27 de junho de 2028.

Os interessados no leilão poderão considerar em seus lances as perdas elétricas até o ponto de entrega e até mesmo perdas internas e o consumo interno do empreendimento. O edital com as regras de contratação de energia e de potência para atendimento a Boa Vista e localidades conectadas, em Roraima, ficará em audiência pública até 29 de março.

Roraima é o único estado que não está interligado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Desde julho de 2001, grande parte do estado, incluindo a capital Boa Vista, é suprida por energia elétrica proveniente da Venezuela, por meio de um sistema de transmissão situado parte em território venezuelano e parte em território brasileiro. O restante da energia provém de usinas termelétricas.

Linhão

Na quarta-feira (27), o governo anunciou que, para resolver o problema de abastecimento de energia no estado, vai enquadrar a obra do linhão de transmissão Manaus-Boa Vista, conhecido como linhão de Tucuruí, como de interesse da política de defesa nacional. A obra vai interligar o estado ao SIN.

Com a declaração de interesse nacional, o governo poderá acelerar as etapas para que o projeto receba o licenciamento ambiental. A intenção do governo é que as obras de construção do linhão tenham início a partir do dia 30 de junho. A expectativa é que elas sejam concluídas três anos após o início.

Edição: Fernando Fraga

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Bola, campeonato brasileiro
Esportes

Treze avança e garante clássico de Campina Grande na final paraibana

Galo da Borborema vence Botafogo no tempo normal e nas penalidades, e se garante na grande final da competição.

chape criciuma
Esportes

Chapecoense e Brusque se classificam para final do Catarinense

Verdão superou Criciúma na disputa de pênaltis, enquanto Quadricolor passou por Juventus com empate sem gols.

bahia x alagoinhas
Esportes

Baiano: Alagoinhas segura empate com Bahia no primeiro jogo da final

Desta forma, futuro campeão do estadual permanece totalmente indefinido. E tudo será decidido apenas no próximo sábado.

santa cruz x salgueiro
Esportes

Salgueiro faz história, bate Santa Cruz e leva título pernambucano

Pela primeira vez desde sua primeira edição, em 1915, o Campeonato Pernambucano tem um campeão de fora da capital Recife, o Carcará.

BELO HORIZONTE / MINAS GERAIS / BRASIL 05.08.2020 jogo entre América x Atlético no Estádio Independência pelo Campeonato Mineiro 2020 - Fotos: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético
Esportes

Mineiro: Atlético derrota América e está na final

Réver, Marrony e Savarino marcam no triunfo de 3 a 0. Tombense é o adversário do Galo na grande decisão.

O jogador Patrick de Paula, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador Ederson, da SC Corinthians P, durante partida válida pela final, ida, do Campeonato Paulista, Série A1, na Arena Corinthians. (Foto: Cesar Greco)
Esportes

Corinthians e Palmeiras abrem final do Paulista com empate sem gols

Timão teve as melhores chances, mas parou em defesas de Weverton. Decisão fica aberta para partida de volta, no sábado (8), às 16h30 (horário de Brasília).