BC: consórcios terão política de relacionamento com clientes
![Marcello Casal JrAgência Brasil Edifício-Sede do Banco Central em Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O Banco Central (BC) aprovou hoje (14) novas regras para o relacionamento entre administradoras de consórcio e clientes. Na Resolução aprovada, as administradoras de consórcio serão obrigadas a elaborar e implementar política institucional de relacionamento com clientes e usuários. Essa política deverá estar baseada nos princípios de ética, responsabilidade, transparência e diligência.
Além disso, a nova regulamentação consolida outras regras de transparência já exigidas para esses segmentos. Tendo em conta as novas exigências, a norma entrará em vigor em 1º de outubro de 2022. Segundo o BC, “tempo necessário para que sejam implementadas”.
Com isso, todas as instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central passam a ser sujeitas às mesmas exigências relativas ao relacionamento com clientes e usuários. “Busca-se com isso, aprimorar essa relação, alinhando os interesses das instituições aos de seus clientes”, afirmou o BC.
![Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo Fachada do Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 20/09/2024 - A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, fala durante encontro com os atletas do Time Petrobras que competiram nas Paralimpíadas de Paris 2024. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)