logo Agência Brasil
Economia

Mais de 370 mil famílias receberam títulos de terra desde 2019

Diretor do Ministério da Agricultura foi entrevistado na Voz do Brasil
Agência Brasil
Publicado em 03/08/2022 - 22:25
Brasília
O diretor de programa da secretaria executiva do Ministério da Agricultura, Luís Rangel é o entrevistado do programa A Voz do Brasil
© Valter Campanato/Agência Brasil

Desde 2019, o governo federal concedeu mais de 370 mil títulos de terra a famílias de agricultores brasileiros. A informação é do diretor de Programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luis Rangel, entrevistado do programa A Voz do Brasil nesta quarta-feira (3).

Segundo Rangel, com a titulação, o agricultor tem acesso a benefícios como o crédito rural.

No programa, Rangel falou sobre outras ações para beneficiar os pequenos produtores brasileiros. Uma delas é o Plano Safra, voltado para os pequenos produtores. “De uns tempos para cá, nós temos privilegiado pequenos e médios agricultores. Destinamos a grande maioria desses recursos a essa faixa de produtores”, disse.

Rangel disse que cerca de 70% dos recursos vão para o que se chama custeio, que é o custo com insumos, defensivos, fertilizantes e sementes, entre outros. Os agricultores têm acesso por meio de bancos como a Caixa e o Banco do Brasil.

Outra ação de apoio à agricultura familiar é a compra da produção, muitas vezes com doação simultânea para escolas, creches e unidades prisionais, por exemplo. “Nós estimulamos que esse ciclo se feche dentro do pequeno ciclo regional.”, disse.

Rangel ainda falou sobre outros temas como exportação, desperdício e pandemia.

Ouça a entrevista completa: