Crise em universidades federais é tema do Diálogo Brasil nesta segunda

Publicado em 30/04/2018 - 16:00 Por Agência Brasil - Brasília

A crise nas universidades federais brasileiras é o tema do programa Diálogo Brasil desta segunda-feira (30), 22h15, na TV Brasil.

Para debater o tema, o programa convidou a presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), professora Eblin Farage, e o doutor em educação Erasto Fortes, professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB), que já integrou o Conselho Nacional de Educação e presidiu a Câmara de Educação Superior. 

Segundo balanço da reitoria da UnB, a instituição de ensino superior, deve fechar o ano com déficit de R$ 92 milhões. Outras instituições têm encontrado dificuldades até para pagar funcionários e despesas básicas de manutenção, como água, luz e telefone. No entanto, para Erasto Fortes “a crise é fabricada”, já que as universidades se expandiram e dobraram o número de alunos nos últimos anos, enquanto as verbas encolheram.  

Ao abordar o tema Universidades em crise, o Diálogo Brasil exibe também depoimentos do presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Emmanuel Tourinho, e da reitora da Universidade Federal do Amapá, Eliane Superti.

O programa é apresentado pelo jornalista Estevão Damázio e vai ao às segunda-feiras, sempre às22h15, na TV Brasil.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias