Thiago Paulino é bicampeão no arremesso de peso no Mundial de Dubai

Com quatro medalhas hoje, Brasil assume a vice-liderança da competição

Publicado em 08/11/2019 - 16:38 Por Cláudia Soares Rodrigues - Rio de Janeiro

O paulista Thiago Paulino garantiu na tarde de hoje (8) a segunda medalha de ouro do Brasil no Mundial de Atletismo Paralímpico de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Paulino conquistou a melhor marca no arremesso de peso masculino na classe F57 - destinada a atletas com sequelas de poliomielite, lesões medulares ou amputações - com um lançamento que alcançou 14 metros e 68 centímetros de distância.  O título é o segundo consecutivo na carreira do paulista; o primeiro foi no Mundial realizado em Londres, na Inglaterra, em 2017.  A prata no arremesso de peso F57 ficou com sírio Mohamad Mohamad (14m29) e o bronze ficou com o chinês Guoshan Wu (14m21). 

No início da tarde o paulista Júlio César Agripino já tinha arrematado o ouro na prova masculina dos 1.500m T11 (para atletas com deficiência visual) e o rondoniense Mateus Evangelista Cardoso faturou a  prata no salto em distância classe T37 (para atletas com paralisa cerebral). A quarta medalha do Brasil nesta sexta-feira veio no salto à distância feminino classe T2, com a atleta Gabriela Ferreira Mendonça, que foi bronze, com a marca de 5 metros e 54 centímetros.  A vencedora da prova foi a ucraniana Oksana Zubkovska (5m73) e a prata ficou a atleta argelina Lynda Hamri (5m71).

Com as quatro medalhas desta sexta-feira (8), o Brasil  subiu para a segunda posição na classificação geral com um total de seis medalhas (três ouros, uma prata, dois bronzes).  A China segue na liderança com sete medalhas (três ouros, três pratas e um bronze) e a Finlândia caiu para a terceira posição, com três ouros.

 Mais de 1.400 atletas de 122 países participam desta edição do Mundial de Atletismo Paralímpico, em Dubai.  O  Brasil conta com 43 atletas (29 homens e 14 mulheres).  A competição prossegue até 15 de novembro.

Edição: Luiz Henrique Guimarães

Últimas notícias