Flamengo tem 2019 mágico com títulos Carioca, Brasileiro e Continental

Vice no Mundial é a única frustração

Publicado em 30/12/2019 - 11:00 Por Agência Brasil - Rio de Janeiro

O ano de 2019 ficará marcado na memória dos torcedores do Flamengo como um dos grandes momentos da história do clube. Isto porque, além da conquista de três importantes títulos (Carioca, Brasileiro e Libertadores), a equipe da Gávea apresentou um futebol moderno e envolvente que encantou até adversários. A única frustração ficou por conta do vice-campeonato no Mundial de Clubes da Fifa.

Campeão Carioca

Ainda sob o comando do técnico Abel Braga, o Flamengo iniciou o ano com a conquista do seu 35º título do Campeonato Carioca. Na partida final, diante do Vasco, os gols da vitória foram marcados pelo volante Willian Arão e pelo atacante Vitinho.

Brasileiro de recordes

Mas a competição na qual o time da Gávea brilhou com maior intensidade foi no Campeonato Brasileiro. Além de garantir mais um título para sua sala de troféus, quebrou inúmeros recordes na competição.

Soccer Football - Brasileiro Championship - Flamengo v Ceara - Maracana Stadium, Rio de Janeiro, Brazil - November 27, 2019   Flamengo's Diego Alves, Diego and Everton Ribeiro celebrate with the trophy after winning the Brasileiro Championship
Equipe do Flamengo recebe troféu do Campeonato Brasileiro - Reuters/Sergio Moraes/Direitos Reservados

Em uma edição do Brasileiro disputado por 20 clubes no formato de pontos corridos, o Flamengo é, entre outras coisas, o maior pontuador (90), a equipe com o maior número de vitórias (28) e a que tem o melhor ataque (86 gols).

No aspecto individual quem mais brilhou foi o atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, que se tornou o artilheiro da edição 2019 da competição com 25 gols.

Soccer Football - Brasileiro Championship - Flamengo v Avai - Maracana Stadium, Rio de Janeiro, Brazil - December 5, 2019   Flamengo's Gabriel celebrates scoring their third goal   REUTERS/Pilar Olivares
Gabriel Barbosa foi uma das principais peças do rubro-negro em 2019 - PILAR OLIVARES

A conquista deste título e a implantação de um estilo de jogo que encantou a torcida pode ser creditada ao técnico português Jorge Jesus, que chegou ao time após a saída de Abel Braga e o intervalo da competição para a realização da Copa América.

Estudioso e promotor de um futebol moderno, Jorge Jesus mudou completamente a forma de o time da Gávea jogar no decorrer da temporada. De equipe que vacilava em momentos decisivos, ele fez o Flamengo se tornar um time dominante, que impõe sua proposta de jogo e dá poucas chances ao adversário.

Bicampeão Continental

Contudo, a maior glória veio na Copa Libertadores da América, no dia 23 de novembro. Após 38 anos, o Flamengo voltou a levantar a taça Libertadores da América ao derrotar o River Plate, da Argentina, por 2 a 1 de virada. Na partida realizada no Estádio Monumental de Lima (Peru), Gabigol fez história ao marcar os dois gols do rubro-negro.

Na única final continental que tinha alcançado até então, no ano de 1981, o Flamengo teve como adversário o Cobreloa (Chile). Naquela ocasião o título ficou com os rubro-negros, que derrotaram os chilenos, também em um dia 23 de novembro, por 2 a 0, ambos do camisa 10 Zico.

Vice no Mundial

A única frustração da equipe carioca no ano ficou por conta do Mundial de Clubes. Desde a conquista do título da Liga dos Campeões pelo Liverpool, a torcida do Flamengo passou a sonhar com a reedição da decisão do Mundial de 1981. E esse sonho pareceu mais perto de se realizar após a conquista da Libertadores.

No Mundial, realizado em Doha (Catar), o Flamengo estreou nas semifinais, fase na qual superou o Al Hilal, da Arábia Saudita, por 3 a 1.

Soccer Football - Club World Cup - Final - Liverpool v Flamengo - Khalifa International Stadium, Doha, Qatar - December 21, 2019  Liverpool's Virgil van Dijk in action with Flamengo's Gabriel Barbosa   REUTERS/Corinna Kern
Holandês Van Dijk e brasileiro Gabigol disputam bola na final do Mundial de Clubes - REUTERS/Corinna Kern

Com isso, surgia a possibilidade de repetir o que aconteceu em dezembro de 1981, quando a taça ficou com um Flamengo que, comandado pelo craque Zico, venceu por 3 a 0 no estádio Nacional de Tóquio.

Mas em dezembro de 2019, o time inglês levou a melhor jogando no estádio Khalifa International. Venceu por 1 a 0 na prorrogação, graças ao gol do atacante brasileiro Firmino, após empate sem gols nos 90 minutos iniciais.

2020 promissor

Diante do que aconteceu em 2019, o torcedor do Flamengo pode esperar um 2020 promissor, com a busca de mais títulos e, quem sabe, recordes.

Edição: Fábio Lisboa

Últimas notícias