Uefa adia realização da Eurocopa para 2021 por conta do Covid-19

Anúncio oficial foi feito pela entidade na manhã desta terça (17)

Publicado em 17/03/2020 - 10:48 Por Cláudia Soares Rodrigues - Jornalista da TV Brasil - Rio de Janeiro
Atualizado em 17/03/2020 - 12:04

A Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) publicou nota em seu site oficial oficializando o adiamento da realização da 16ª edição da Eurocopa para o ano que vem, devido à pandemia de coronavírus (Covid-19). A mudança da data já havia sido adiantada pelas redes sociais da Federação Norueguesa de Futebol (Norgegs Fotball Forbunds|). O torneio - que aconteceria inicialmente a partir do dia 12 de junho – teria sido marcado para ocorrer de 11 de junho a 11 de julho de 2021.

No comunicado oficial, a Uefa afirma que "a saúde de todos os envolvidos no jogo é prioridade, bem como evitar colocar pressão desnecessária sobre os serviços públicos nacionais envolvidos na realização das partidas. A mudança ajudará todas as competições nacionais, atualmente em espera devido à emergência Covid-19, a serem conclcuídas". 

De acordo com o comunicado, a UEFA decidiu criar um grupo de trabalho para planejar como ficarão os calendários de competições para a conclusão das atuais temporadas. A medida foi adotada após reunião na manhã de hoje (17), por videoconferências, entre a entidade e os presidentes e secretários-gerais de 55 federações nacionais, além de representantes da Associação Europeia de Clubes, Ligas Europeias e  FIFPro (sigla em francês para Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol).  Entre as competições já paralisadas, estão a Liga dos Campeões, a Liga Europa e campeonatos de cada país. 

A 16ª edição da Eurocopa já tinha 20 dos 24 participantes definidos na competição. Haveria ainda neste mês a realização da respescagem com realização de partidas para definir os quatro últimos classificados. As novas datas ainda serão remarcadas pela Uefa.

* Texto atualizado às 12h04 para acréscimo de informações.

 

Edição: Guilherme Neto

Últimas notícias