Uefa adia realização da Eurocopa para 2021 por conta do Covid-19
A Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) publicou nota em seu site oficial oficializando o adiamento da realização da 16ª edição da Eurocopa para o ano que vem, devido à pandemia de coronavírus (Covid-19). A mudança da data já havia sido adiantada pelas redes sociais da Federação Norueguesa de Futebol (Norgegs Fotball Forbunds|). O torneio - que aconteceria inicialmente a partir do dia 12 de junho – teria sido marcado para ocorrer de 11 de junho a 11 de julho de 2021.
No comunicado oficial, a Uefa afirma que "a saúde de todos os envolvidos no jogo é prioridade, bem como evitar colocar pressão desnecessária sobre os serviços públicos nacionais envolvidos na realização das partidas. A mudança ajudará todas as competições nacionais, atualmente em espera devido à emergência Covid-19, a serem conclcuídas".
De acordo com o comunicado, a UEFA decidiu criar um grupo de trabalho para planejar como ficarão os calendários de competições para a conclusão das atuais temporadas. A medida foi adotada após reunião na manhã de hoje (17), por videoconferências, entre a entidade e os presidentes e secretários-gerais de 55 federações nacionais, além de representantes da Associação Europeia de Clubes, Ligas Europeias e FIFPro (sigla em francês para Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol). Entre as competições já paralisadas, estão a Liga dos Campeões, a Liga Europa e campeonatos de cada país.
A 16ª edição da Eurocopa já tinha 20 dos 24 participantes definidos na competição. Haveria ainda neste mês a realização da respescagem com realização de partidas para definir os quatro últimos classificados. As novas datas ainda serão remarcadas pela Uefa.
* Texto atualizado às 12h04 para acréscimo de informações.