Covid-19: Associação Uruguaia de Futebol prevê retorno em 15 de agosto

Entidade elabora protocolo de redução gradativa do isolamento

Publicado em 27/05/2020 - 11:04 Por Rafael Monteiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O presidente da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), Ignacio Alonso, entregou nesta terça-feira (26), à Secretaria Nacional de Esportes (SNE), um protocolo que propõe o retorno das atividades, interrompidas no dia 13 de março, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19).  O documento estabelece quatro fases gradativas de diminuição do distanciamento social, sendo a última delas a retomada das competições no 15 de agosto, sem a presença de público. Até a noite de ontem (26), o Uruguai registrava 789 casos confirmados de covid-19 e 22 mortes.

Em entrevista coletiva, o mandatário uruguaio justificou o planejamento. “Nós seguimos mantendo o nosso objetivo, sempre atendendo a realidade sanitária do país. Se a realidade do país permitir um encurtamento dos termos, em consulta com as a mesmas, vamos moldá-lo. Se, pelo contrário, exigir esperar um pouco mais, esperaremos. Certamente o financiamento dos testes não vai ser problema para iniciar as atividades. Estamos procurando maneiras de torná-lo um mecanismo eficiente e não planejamos transferir o ônus do financiamento para o país, algo que faz parte do esporte profissional".

O documento entregue por Alonso à SNE ainda terá de ser aprovado pelo Ministério da Saúde do Uruguai. A publicação propõe a liberação dos treinamentos coletivos a partir de 22 de junho. Após os testes médicos iniciais, as equipes terão que cumprir quatro fases gradativas de afrouxamento das medidas de distanciamento. A última será o retorno dos jogos, que não poderão contar com a presença de público.

A AUF trabalha para não transferir partidas do calendário de 2020 para o próximo ano. O Torneio Apertura, primeira divisão do futebol uruguaio, foi paralisado na terceira rodada, com o Rentistas na liderança, tendo conquistado nove pontos.

 

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Violência doméstica violência contra a mulher
Direitos Humanos

Lei Maria da Penha: subnotificações escondem número real da violência

A Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres vem trabalhando em novas ferramentas para reduzir a subnotificação. Dentre essas ferramentas, está o aplicativo Direitos Humanos Brasil.

 

Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Justiça

CNJ comemora sucesso de audiências e sessões por videoconferência

De 1º de maio a 4 de agosto, o Judiciário realizou 366. 278 mil videoconferências por meio da Plataforma Emergencial de Videoconferência para Atos Processuais.

Testes para detecção do Covid-19
Saúde

São Paulo registra mais de 25 mil mortes pela covid-19

Entre os 621.731 de casos diagnosticados de covid-19, 397.653 pacientes estão recuperados, sendo que 75.806 foram internados e tiveram alta hospitalar.

Reprodução gráfica da chuva de meteoros Geminídeos feita pela Organização Meteorológica Internacional
Geral

Chuvas de meteoros poderão ser vistas no Brasil este mês

Neste domingo, Dia dos Pais, quem acordar bem cedo poderá acompanhar a ocultação de Marte. É como se fosse um eclipse, quando a Lua passa entre a Terra e o planeta vermelho.

Área de lazer do Aterro do Flamengo reaberta atrai milhares de cariocas
Saúde

Dia Nacional do Combate ao Colesterol chama a atenção para o problema

A data, 8 de agosto, é uma forma de mobilizar a sociedade para promover uma conscientização maior dos cidadãos, profissionais e do Poder Público sobre a necessidade de prevenir e mitigar os efeitos desse mal.

Chica Xavier
Geral

Morre no Rio atriz Chica Xavier, aos 88 anos

Uma das primeiras atrizes negras a desempenhar papéis marcantes, em 1956 encenou a primeira peça de sua carreira, Orfeu da Conceição, e no cinema, estreou em 1962, no filme Assalto ao Trem Pagador.