Turquia confirma que Ligas de Futebol vão retornar em junho

País deve sediar a final da Liga dos Campeões da Europa m agosto

Publicado em 06/05/2020 - 13:19 Por Ece Toksabay e Tuvan Gumrukcu - Ancara

A Turquia planeja sediar a final da Liga dos Campeões no final de agosto, disse o chefe da federação de futebol local nesta quarta-feira, e retomará as ligas domésticas no dia 12 de junho, sem torcida, após suspensão de três meses causada pelo surto de Covid-19.

A Uefa, entidade que controla o futebol europeu, adiou há dois meses indefinidamente a decisão da Liga dos Campeões, que estava programada para ocorrer em Istambul em 30 de maio.

O presidente da Federação Turca de Futebol (TFF), Nihat Ozdemir, afirmou que a final do torneio de clubes de elite da Europa está sendo planejada para o final de agosto, mas que detalhes sobre o formato e o cronograma serão finalizados após conversas com autoridades de saúde e a Uefa.

"Se Deus quiser, concluiremos nossas próprias ligas no final de julho. Vamos encerrar nossas copas em campo e depois encerraremos a temporada com a final da Liga dos Campeões em agosto", disse Ozdemir em entrevista coletiva.

Ele declarou que as ligas de futebol turcas, incluindo a principal Super Lig, serão retomadas a partir de 12 de junho sem torcedores e terminarão em 26 de julho. A programação da Super Lig envolverá 7 jogos nos finais de semana e 1 partida nos dias úteis, segundo ele.

Ozdemir acrescentou que as equipes jogarão partidas em suas próprias cidades e estádios, apesar das preocupações de que isso possa arriscar uma nova onda de casos de coronavírus em algumas áreas.

Istambul, o epicentro do surto na Turquia, abriga os três maiores clubes turcos e o Basaksehir.

No início desta semana, os principais clubes de futebol da Turquia retomaram sessões limitadas de treinamento, de acordo com medidas estabelecidas pela TFF na semana passada. Fenerbahce, Besiktas e o atual campeão Galatasaray realizaram treinos em pequenos grupos.

O Trabzonspor, líder da liga quando as partidas foram suspensas, também voltou aos gramados nesta semana. As ações dos quatro clubes subiram após decisão de retomar a liga.

Quase dois meses depois de relatar seu primeiro caso, a Turquia disse que o surto atingiu um platô. Na segunda-feira, começou a flexibilizar algumas medidas para retomar a economia, já que o número diário de mortes e novos casos continuava em trajetória descendente. A Turquia registrou 3.520 mortes por coronavírus e possui quase 130.000 casos confirmados.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
 senador Marcos Rogério (DEM-RO)
Política

Senado  ratifica o Protocolo de Nagoia no Brasil

Documento aprovado no Senado regulamenta o acesso e a repartição de benefícios dos recursos genéticos da biodiversidade. O texto segue para promulgação.

Live da Semana - Presidente Jair Bolsonaro - 06/08/2020
Política

Pazuello diz que estados estão mais preparados para enfrentar pandemia

Ministro interino da Saúde participou de live ao lado do presidente. Mudança de protocolo do ministério foi um dos fatores que deixou estados mais preparados.

A cúpula  maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.
Política

Senado aprova redução de prazos para revalidação de diplomas

O PL prevê a revalidação em prazo entre 30 e 60 dias no caso de instituições estrangeiras reconhecidas pelo Ministério da Educação e contam com um processo simplificado. 

Escola fechada por cinco dias após relatos de coronavírus.
Justiça

Justiça suspende retorno das aulas presenciais na rede privada do DF

A retomada foi autorizada na terça-feira pela primeira instância após outra decisão que a proibiu. Algumas escolas chegaram a retomar as atividades nesta quinta-feira.

Saúde

Ministério da Saúde monitora síndrome em crianças associada à covid-19

Síndrome inflamatória multissistêmica ocorre em crianças de 7 meses a 16 anos. Até agora, foram notificados 71 casos no Brasil e registradas três mortes.

Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso)
Geral

Bombeiros combatem fogo na Serra dos Órgãos pelo terceiro dia seguido

Criado em 1939, o Parnaso é o terceiro parque mais antigo do país e costuma ser procurado para prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel.