D'Andrea é 3ª melhor em torneio virtual de halterofilismo paralímpico

"Online World Cup Series" foi promovido pelo Comitê Internacional

Publicado em 08/06/2020 - 13:11 Por Juliano Justo - Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A brasileira Mariana D’Andrea, atleta do halterofilismo paralímpico, conquistou a terceira colocação na chave feminina da segunda etapa da Online World Cup Series, competição virtual promovida pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). O torneio, finalizado neste final de semana, foi realizado por meio de vídeos gravados pelos atletas. 

D’Andrea somou somou 115,23 pontos, ficando atrás somente da russa Vera Muratova (117,23) e da campeã paralímpica Amalia Perez (126,10), do México. A disputa contou com a participação de 40 atletas de 20 países, entre homens e mulheres.  

“A competição é pelo coeficiente da tabela AH, peso corporal x peso na barra. Eu levantei 130 quilos e, comparando meu coeficiente com o das minhas adversárias, estou entre as três melhores”, disse a atleta, que integrou a equipe brasileira nos Jogos Rio 2016. D’Andrea gravou sua participação no Centro de Referência e Desenvolvimento do Halterofilismo Paralímpico, na cidade de Itu (SP). 

Brasil, Sao Paulo, Circuito Loterias Caixa - Centro de Teinamento Paralimpico-2017
D’Andrea superou neste fim de semana sua melhor marca: levantou 130 kg, ultrapassando os 128 kg obtidos ano passado, no Brasileiro da modalidade - Marco Antonio Teixeira/MPIX/CPB/Direitos Reservados

Neste fim de semana, D’Andrea superou sua melhor marca: levantou 130 quilos, ultrapassando os 128 kg alcançados Campeonato Brasileiro de Halterofilismo, em novembro do ano passado. Mas, como a competição não é considerada oficial, a marca não é válida para fins de recordes.

“A competição é muito importante para dar uma movimentada nos atletas. E é bem difícil também, já que todas as categorias disputam juntas em um só torneio. A Mariana foi muito bem, continuando a excelente fase que ela apresentava antes da pandemia”, comemorou o técnico da seleção, Valdecir Lopes.

Jogos de Tóquio e pandemia

Depois de mais de dois meses de paralisação, uma dupla pôde voltar aos treinos na academia do Centro de Referência em Itu. “O Bruno Carra e a Mariana D’Andrea já treinam por aqui respeitando as regras sanitárias. Todos os demais seguem trabalhando em casa com exercícios adaptados”, revelou Valdecir Lopes.

Segundo os índices vigentes até o momento para a classificação aos Jogos Paralímpicos, o Brasil já tem sete atletas com as marcas mínimas necessárias, são quatro homens (Bruno Carra, Evânio Rodrigues, Mateus de Assis, Aílton Bento) e três mulheres (Lara Ferreira e Tayana Medeiros e a própria Mariana D’Andrea). Marianan D’Andrea tem os índices nas categorias -67 kg e -73kg.  Até o final do prazo, junho de 2021, a atleta e a comissão técnica definirão o torneio que ela vai participar na Paralimpíada. “Ela tem uma estrutura corpórea muito boa para o esporte. Nós temos uma meta para a Mariana, que é a conquista de uma medalha em Tóquio. Continuando com esse foco e dedicação, chegaremos lá”, projetou o técnico.

“E além das marcas mínimas que esse grupo de sete atletas já alcançou, vale lembrar que só os oito melhores no ranking em cada categoria, com o limite de uma vaga por país, estarão em Tóquio”, esclarece o técnico Valdecir.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Fachada da Caixa Econômica Federal
Economia

Caixa abre 770 agências hoje para beneficiários do auxílio emergencial

A Caixa garantiu que todas as pessoas que comparecerem às agências serão atendidas no mesmo dia. A mesma orientação é válida para o atendimento realizado de segunda a sexta-feira.

Geral

Francis Hime sente saudades da parceria com Chico Buarque

"Chico é um grande amigo, adoro ele, gosto muito mesmo, tenho muitas saudades daquele tempo”, disse Francis Hime durante entrevista ao programa Roda de Samba, da Rádio Nacional.

 

flamengo brasileiro campeão
Esportes

Série A dos portões fechados e com fim só em 2021 começa neste sábado

Brasileirão, que começa neste sábado, será inusitado. Ele termina apenas em 2021 e seguirá protocolos rígidos de segurança devido à pandemia de covid-19.

Hospital de Campanha de São Gonçalo é inaugurado
Justiça

Rio: Justiça intima Witzel a manter aberto hospital de campanha

Justiça intimou o governador e o secretário de saúde a cumprir, em 48 horas, ordem judicial de manter em operação o  Hospital de Campanha de São Gonçalo.

Saúde

Trevo de Xapetuba inaugura novo trecho de rodovias interestaduais

O trecho fica na divisa entre os municípios mineiros de Uberlândia e Monte Alegre de Minas. Mais de R$ 190 milhões serão investidos no entrocamento entre as BRs 365 e 452.

Brasília - O Conselho Superior do Ministério Público Federal autorizou hoje a prorrogação dos trabalhos da Operação Lava Jato, no Rio de Janeiro (José Cruz/Agência Brasil)
Justiça

PGR recorre de decisão que impediu acesso a dados da Lava Jato

No agravo, o vice-procurador geral, Humberto Jacques de Medeiros, pede que o ministro do STF Edson Fachin reveja sua decisão ou leve o caso para julgamento na Corte.