Covid-19: prêmio Bola de Ouro é cancelado pela primeira vez desde 1956
![Reuters/Emmanuel Foudrot/Direitos reservados Troféu Ballon d'Or ou Bola de Ouro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A revista francesa France Football anunciou hoje (20) que neste ano não haverá a tradicional premiação Bola de Ouro concedida aos melhores jogadores; Em comunicado oficial, os organizadores do evento atribuíram o cancelamento - o primeiro desde 1956, quando a honaria foi criada - ao impacto da pandemia do novo coronavírus (covid-19) nas competições esportivas em todo o mundo. O premio contempla os melhores jogadores - categorias masculina e feminina -, goleiro, e atleta sub-21.
“Como a justiça que prevalece para esse título honorário não pôde ser preservada, principalmente no nível estatístico e também na preparação, uma vez que todos os aspirantes ao prêmio não puderam ser alojados no mesmo barco, alguns tendo visto sua temporada interromper radicalmente outros não. Então, como você compara o incomparável? (...) Como apenas dois meses (janeiro e fevereiro), dos onze geralmente necessários para formar uma opinião e decidir entre os melhores, é muito pouco para avaliar e julgar, uma vez que os outros jogos foram - ou ocorrerão - em outras condições e formatos (portões fechados, cinco substituições, quartas de final da Liga dos Campeões em uma única partida) muito longe do panorama usual”, esclarece a nota da revista France Football.
Contudo, a France Football informou que realizará uma votação para eleger a seleção dos 11 atletas que se destacaram em cada posição, incluindo a revelação do ano. O pleito contará com a participação de 180 jurados.
Em 2019, o argentino Lionel Messi ganhou pela sexta vez o prêmio de Bola de Ouro. Já a norte-americana Rapinoe conquistou o título individual na categoria feminina. O Troféu Yashin, destinado ao melhor goleiro, foi entregue ao brasileiro Alisson, do Liverpool. O zagueiro holandês Matthijs De Ligt, atualmente na Juventus Itália), foi homenageado com o Troféu Kopa, que reconhece o melhor sub-21.
![REUTERS/Lee Jae-Won/Proibida reprodução Notas de cem dólares dos EUA
07/02/2011
REUTERS/Lee Jae-Won](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Guilherme Veiga/proibida reprodução Players from River Plate and Gremio fight during a match for the Ladies Cup women's soccer tournament in Sao Paulo, Brazil December 20, 2024. REUTERS/Guilherme Veiga](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 13/04/2024 – População participa do dia D de vacinação contra a gripe, na Praça Afonso Pena, na Tijuca, zona norte da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Gilvan Rocha/Agência Brasil Porto Alegre, 03/05/2024, Rio Guaíba, usina do gasômetro, em Porto Alegre após chuva intensa. Foto: Gilvan Rocha/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Globe Soccer Awards/Divulgação Dubai, 27/12/2024 - Vinicius Jr. é eleito melhor jogador do mundo no Globe Soccer Awards. Foto: Globe Soccer Awards/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)