Eliminatórias: Conmebol confirma datas e Fifa garante força máxima

Clubes, inclusive do exterior, serão obrigados a liberar jogadores

Publicado em 15/09/2020 - 18:19 Por Lincoln Chaves - Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional - São Paulo

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) confirmou a realização das duas primeiras rodadas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 nos dias 8 e 13 de outubro. As datas foram ratificadas em uma reunião, por videoconferência, que também reuniu o presidente da Fifa, Gianni Infantino, e os mandatários das associações da América do Sul, como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Um novo encontro está previsto para quinta-feira (17).

O Brasil estreará nas eliminatórias diante da Bolívia, em casa. Em seguida, enfrentará o Peru, em Lima. Segundo o comunicado divulgado pela Conmebol nesta terça-feira (15), Infantino garantiu que a Fifa “fará cumprir os regulamentos que obrigam os clubes a liberarem os jogadores a favor de suas respectivas seleções” para que “cada uma delas possa dar o seu máximo potencial na competição”. A nota também diz que medida atende um pedido das confederações sul-americanas.

Isso significa que os atletas que atuam no exterior e forem convocados terão de ser liberados por seus clubes para as eliminatórias, o que pode gerar um impasse, pela necessidade de que cumpram uma quarentena ao retornarem aos países onde moram, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Com isso, o desfalque aos respectivos times pode ir além do período destinado aos jogos de seleções, a chamada data Fifa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre os 10 países com mais casos da doença no mundo, cinco estão na zona de abrangência da Conmebol: Brasil, Peru, Colômbia, Argentina e Chile. Em maio, a OMS apontou a América do Sul como novo epicentro mundial do vírus.

Em março, quando a realização das partidas ainda não tinha sido alterada pela pandemia, o técnico Tite chamou 24 atletas para os duelos com Bolívia e Peru, sendo que 17 atuavam no exterior. Se o treinador fosse repetir a lista agora, seriam 18, já que o atacante Everton, à época no Grêmio, transferiu-se para o Benfica (Portugal). Já no caso de atletas que jogam no Brasil, os compromissos pelas eliminatórias deverão desfalcar as equipes do Campeonato Brasileiro entre a 14ª rodada (marcada para 7 de setembro) e a 16ª rodada (14 de setembro).

Edição: Fábio Lisboa

Últimas notícias