Libertadores: Athletico bate Libertad para manter liderança do Grupo G
O Athletico-PR manteve a liderança do Grupo G da Copa Libertadores após derrotar o Libertad (Paraguai) por 2 a 1, de virada, em pleno estádio Defensores del Chaco, em Assunção, na noite desta quinta-feira (4).
🌪️🔝 Líder isolado!
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) May 5, 2023
🔴⚫🏆 No Paraguai, o @AthleticoPR venceu o @Libertad_Guma de virada por 2-1 e abriu vantagem na ponta do Grupo G da CONMEBOL #Libertadores. pic.twitter.com/qT6EwVZmNW
O triunfo levou o Furacão aos sete pontos, três a mais do que o vice-líder Alianza Lima (Peru), que perdeu de 2 a 0, na última quarta-feira (3) para o Atlético-MG, terceiro colocado com três pontos. Já o Libertad é o lanterna da chave com a mesma pontuação do Galo.
Quem viu apenas a etapa inicial da partida pode ter ficado com a impressão de que a equipe da casa venceria sem grandes dificuldades. Isso porque o Libertad abriu o placar logo aos nove minutos com o experiente centroavante Óscar Cardozo e porque o goleiro Martín Silva não teve trabalho nos primeiros 45 minutos.
🌪️🔴⚫ Vira, virou! Com gols de Rômulo e Alex Santana, o @AthleticoPR vai vencendo o @Libertad_Guma por 2-1.
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) May 5, 2023
⭐ Grupo G da CONMEBOL #Libertadores pic.twitter.com/sHUUJCQLUV
Porém, o enredo do confronto foi completamente diferente no segundo tempo, e o Athletico-PR chegou à vitória. O Furacão começou a mudar a história do jogo aos seis minutos, quando Rômulo marcou de cabeça após cruzamento de Pedro Henrique. A partir daí a equipe de Paulo Turra assumiu o controle das ações e se lançou ao ataque até marcar o gol da vitória aos 20 minutos, quando o volante Alex Santana escorou bonito de direita após Terans levantar na área.
A partir daí a equipe brasileira mostrou muita coragem para segurar a pressão do Libertad e sair com uma importante vitória.
Flamengo empata na Argentina
O Flamengo foi a outra equipe brasileira a entrar em campo nesta quinta pela Libertadores. E a equipe comandada pelo técnico argentino Jorge Sampaoli esteve perto de cumprir uma grande jornada, mas, no final da partida, permitiu que o Racing (Argentina) arrancasse empate de 1 a 1 em partida disputada no estádio El Cilindro.
🇦🇷🇧🇷👀 Ficou tudo igual!
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) May 4, 2023
➡️ Em noite de recorde de @gabigol, o @Flamengo empatou em 1-1 com o @RacingClub pelo Grupo A da CONMEBOL #Libertadores.#GloriaEterna pic.twitter.com/AAWhlRPQGQ
Após este resultado o Rubro-Negro permaneceu na vice-liderança do Grupo A, mas agora com quatro pontos, três a menos do que os argentinos, que lideram. O terceiro colocado é o Aucas (Equador), com três pontos, mesma pontuação do Ñublense (Chile), o lanterna.
Mesmo fora de casa, o Flamengo fez um bom primeiro tempo na Argentina. E a missão da equipe da Gávea ficou ainda mais simples quando o atacante Hauche foi expulso, por receber o segundo cartão amarelo, ainda aos 25 minutos do primeiro tempo. Com a vantagem numérica o Rubro-Negro assumiu de vez o protagonismo do confronto e abriu o placar com Gabriel Barbosa um pouco antes do intervalo.
Aos 47 minutos Pulgar se posicionou ao lado da área para cobrar falta. Mas, ao invés de levantar a bola, cruzou rasteiro para a entrada da área, para onde Gabriel Barbosa se movimentou para ficar completamente sozinho para bater com categoria e superar o goleiro Arias. Com este feito o camisa 10 do Flamengo se tornou o maior artilheiro brasileiro da história da Libertadores com o total de 30 gols.
💪⚽️ É o gol do maior artilheiro do Brasil na história da CONMEBOL #Libertadores!@gabigol @Flamengo #GloriaEterna pic.twitter.com/iTrkZbSe7T
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) May 4, 2023
Mas, após o intervalo, a história mudou. Aos 25 minutos o lateral Wesley também deixou a partida ao tomar o segundo amarelo. E, dois minutos depois, Oroz cobrou falta com muita categoria para deixar tudo igual. A partir daí o Racing foi quem criou as melhores oportunidades, mas o empate perdurou até o apito final.