COI confirma a inclusão de cinco novas modalidades nos Jogos de 2028

Beisebol, flag football, lacrosse, squash e críquete são as novidades

Publicado em 16/10/2023 - 19:09 Por Sudipto Ganguly - Mumbai (Índia)

Beisebol e flag football estão entre os cinco esportes acrescentados nesta segunda-feira (16) ao programa dos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028, após serem aprovados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que busca atingir novos públicos globais.

Lacrosse, squash e críquete também foram aprovados em uma reunião do COI em Mumbai (Índia), tendo sido propostos pelos organizadores da Olimpíada de 2028.

Segundo as regras do COI, cada cidade-sede pode solicitar a inclusão de vários esportes em sua edição dos Jogos.

Os cinco esportes propostos pelos organizadores já haviam recebido o aval do poderoso conselho executivo do COI na semana passada, com a sessão desta segunda-feira aprovando sua recomendação.

“O críquete evoluiu muito, muito mesmo nos últimos anos”, disse o presidente do COI, Thomas Bach, a repórteres. “Temos visto a crescente importância internacional do críquete e os Jogos Olímpicos querem incorporar os esportes mais populares do mundo”.

A sessão do COI também aprovou a inclusão do pentatlo moderno, após a federação internacional substituir o hipismo por uma corrida com obstáculos após um escândalo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, quando um treinador bateu em um cavalo.

O levantamento de peso também garantiu sua vaga depois que foram feitas alterações em seus procedimentos de teste antidoping, entre outros elementos. Os dois esportes haviam sido provisoriamente excluídos dos Jogos de Los Angeles.

A participação do boxe permanece em dúvida e qualquer decisão de incluí-lo foi suspensa enquanto se aguarda o desenvolvimento das questões de governança da modalidade.

O COI espera que a inclusão do críquete ative e envolva um grande e novo público olímpico, com a base mundial de fãs do esporte estimada em 2,5 bilhões de pessoas.

Embora a inclusão de todos os cinco esportes seja para apenas uma edição dos Jogos, eles estão apostando no impulso proporcionado pela participação para estimular o crescimento e continuar sendo um esporte olímpico atraente para o próximo ciclo de quatro anos.

* É proibido reproduzir este conteúdo.

Últimas notícias