Paris abrigará tocha olímpica em 14 de julho, feriado da Bastilha

Chama será carregada pela capital francesa durante dois dias

Publicado em 13/03/2024 - 16:32 Por Julien Pretot e Elizabeth Pineau* - Paris

 A tocha olímpica ficará na prefeitura de Paris, sede dos Jogos de 2024, na noite de 14 de julho, quando a França comemora o Dia da Bastilha, disse a prefeita Anne Hidalgo nesta quarta-feira (13).

“Em 14 de julho, a chama chegará a Paris... e ficará na prefeitura de Paris”, disse Hidalgo à Reuters. “Ficará protegida, mas vai ‘dormir’ aqui e estou muito orgulhosa disso. Estamos vendo exatamente onde pode dormir em paz e não ser extinta antes de recomeçar sua trajetória em Paris.”

A chama será carregada por Paris entre 14 e 15 de julho. Em seguida, viajará pela região mais ampla de Paris e retornará à capital para a cerimônia de abertura em 26 de julho, concluindo um revezamento de 68 dias no país sede dos Jogos.

Prefeita de Paris, Anne Hidalgo 
13/03/2024
REUTERS/Benoit Tessier
"Estamos vendo exatamente onde [a chama] pode dormir em paz e não ser extinta antes de recomeçar sua trajetória em Paris”, disse Anne Hidalgo, prefeita de Paris - Reuters/Benoit Tessier/Direitos Reservados

A chama será acesa em 16 de abril na antiga Olympia, onde os Jogos nasceram.

Numa cerimônia tradicional, a atriz Mary Mina, que interpretará pela primeira vez o papel de suma sacerdotisa, utilizará um espelho parabólico e os raios do Sol para acender a tocha.

Após a tradicional cerimônia, Mina passará a chama ao primeiro portador da tocha, o campeão olímpico de remo Stefanos Douskos, à beira do antigo estádio olímpico, para o início de uma etapa grega de 11 dias.

A chama será depois entregue aos organizadores dos Jogos de Paris, em Atenas, em 26 de abril, antes de passar uma noite na Embaixada de França na capital grega e de partir no dia seguinte para França a bordo de um navio de três mastros, o "Belem".

A chama deverá chegar a França em 8 de maio, em Marselha.

* É proibida a reprodução deste conteúdo. 

Últimas notícias