Revezamento misto: natação no Rio Sena causa estresse de triatletas
Os triatletas que nadaram pela segunda vez no rio Sena, em geral, ignoraram o risco de ficarem doentes devido a resíduos do rio, mas destacaram o estresse a que foram submetidos, já que os níveis de bactérias no curso d'água causaram repetidos transtornos.
As autoridades francesas gastaram 1,4 bilhão de euros (R$ 8,9 bilhões) na modernização dos sistemas de esgoto da capital, prometendo que o rio estaria limpo o suficiente para que os moradores possam nadar até o próximo verão, embora isso seja tarde demais para os atletas que mergulharam durante seus esforços olímpicos.
O revezamento misto foi realizado conforme programado na segunda-feira (5), depois que os organizadores deram o aval no domingo (4) à noite, reconhecendo as exigências dos atletas por mais certeza depois que a prova individual masculina foi adiada no último minuto porque os níveis de bactérias no rio estavam muito altos.
"Acho que eles poderiam ter investido mais para ter água limpa. Parece que eles estavam apenas esperando o melhor e sabiam que os atletas iriam fazer isso porque são os Jogos Olímpicos", disse Morgan Pearson, parte da equipe dos Estados Unidos que ganhou a prata no revezamento. "Parecia um pouco incerto se iríamos nadar ou não", acrescentou.
Vários atletas disseram que a incerteza sobre a programação e o adiamento da prova masculina afetaram sua concentração e sua capacidade de desempenho no dia.
"É difícil lidar com isso e você provavelmente perde uma noite de sono e, portanto, isso influencia muito o seu desempenho individual", afirmou Tim Hellwig, da Alemanha, depois que sua equipe ganhou o ouro no revezamento.
Os organizadores disseram que tentaram atenuar o fator de estresse para os atletas confirmando o revezamento misto no domingo (4), em vez de na manhã do evento.
"Vou compartilhar o que a World Triathlon compartilhou com os atletas: Foi realizada uma reunião no dia 4 de agosto, às 19h, para analisar os últimos resultados da qualidade da água, em resposta a uma solicitação das equipes e atletas para que houvesse mais tempo para se preparar para a competição de revezamento misto", disse a porta-voz da Paris 2024 Anne Descamps em uma coletiva de imprensa na segunda-feira (5).
"Essa decisão [de confirmar o evento] foi tomada com base nos resultados disponíveis ontem, que confirmaram que o nível de qualidade da água do Sena continuou a melhorar, bem como na análise prospectiva que indica que a qualidade da água estaria dentro do nível aceitável pela World Triathlon no dia da prova."
"A decisão foi ratificada esta manhã pela World Triathlon... além disso, a qualidade da água analisada por um segundo laboratório certificado nos mesmos quatro pontos de amostragem mostrou que a qualidade da água estava dentro do limite estabelecido pela World Triathlon."
Descamps acrescentou que os resultados dos testes de qualidade da água de segunda-feira (5) seriam compartilhados com as equipes e atletas "quando estiverem disponíveis".
A britânica Georgia Taylor-Brown, que ajudou o Reino Unido a conquistar um bronze muito apertado, logo atrás dos EUA, disse que gostaria que os organizadores tivessem reservado um local alternativo para o esporte.
A Bélgica não competiu no revezamento misto depois que Claire Michel adoeceu, com algumas especulações de que o rio era o culpado, mas o comitê olímpico da Bélgica não deu detalhes.
* É proibida a reprodução deste conteúdo.