logo Agência Brasil
Geral

Esquema especial de transporte tenta minimizar falta de trens no Rio

Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 22/01/2014 - 17:08
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro - Passageiros na Central do Brasil. Um trem descarrilou às 5h15 de hoje (22), e bloqueou o acesso dos principais ramais à Estação Central do Brasil. (Foto Tânia Rêgo/Agência Brasil)
© TâniaRêgo/Agência Brasil
Rio de Janeiro - Passageiros na Central do Brasil. Um trem descarrilou às 5h15 de hoje (22), e bloqueou o acesso dos principais ramais à Estação Central do Brasil. (Foto Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O descarrilamento de um trem deixou passageiros sem o serviço no Rio de JaneiroTânia Rêgo/Agência Brasil

Rio de Janeiro – A prefeitura iniciou, nesta tarde, uma operação emergencial de ônibus para atender à demanda de passageiros, devido ao problema com o sistema ferroviário causado pelo descarrilamento de um trem no início da manhã de hoje (22).

Foi criado um serviço especial de ônibus ligando a Central do Brasil à Estação São Francisco Xavier da SuperVia, de onde os trens partem para atender aos ramais Santa Cruz e Japeri. A linha especial tem ponto de partida em frente ao prédio do Ministério da Defesa, ao lado da Central do Brasil, fazendo a ligação direta com a Estação São Francisco Xavier.

Além disso, toda a frota municipal de ônibus deve estar nas ruas, conforme determinou a prefeitura, como reforço nas linhas que saem do centro da cidade e da Central do Brasil com destino às zonas norte e oeste. As linhas intermunicipais com destino à Baixada Fluminense estão com frota reforçada desde o Terminal Américo Fontenelle, na Central do Brasil.

Houve também alteração de itinerário de quatro linhas que fazem a ligação da zona sul com a Estação São Cristóvão. Essas linhas terão itinerário estendido até a Estação São Francisco Xavier para a integração com os ramais Japeri e Santa Cruz da Supervia.

O esquema de reforço das linhas de ônibus será mantido até que a situação do sistema ferroviário se normalize. A SuperVia, concessionária que administra os trens urbanos do estado, informou que foi retomada, às 16h, a operação de trens nos ramais de Saracuruna e Belford Roxo, que estão com saídas regulares a cada 15 minutos da Estação Central do Brasil. Os ramais de Deodoro, Japeri e Santa Cruz continuam fora de operação.

A equipe técnica da empresa permanece no local do acidente, próximo à Estação São Cristóvão para continuar os reparos e normalizar a circulação. No momento, a circulação nestes ramais ocorre entre as estações terminais e  São Francisco Xavier.


Fonte: Esquema especial de transporte tenta minimizar falta de trens no Rio