Alerj e Abert divulgam notas de pesar pela morte do cinegrafista
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) divulgou nota em que lamenta a morte do cinegrafista Santiago Andrade e repudia atos de violência como os que vitimizaram o profissional durante o exercício da sua função. “Esta Casa, palco de tantas manifestações em nome da democracia e do bem-estar comum, não pode aceitar como natural que se fira o Estado Democrático de Direito com ações que cerceiam a liberdade de expressão e limitam o ir e vir do cidadão e do profissional de imprensa”, diz a nota asssinada pelo presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB).
Também em nota oficial, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) manifestou consternação com a morte do cinegrafista da TV Bandeirantes. De acordo com a entidade, o episódio “deve fazer com que, em grandes eventos públicos, os governos e os órgãos de segurança adotem procedimentos capazes de garantir o trabalho de profissionais de imprensa, que cumprem a importante missão de informar, e da mesma forma, a livre e pacífica manifestação dos cidadãos”.
A nota é assinada por Daniel Pimentel Slaviero, presidente da Abert, entidade fundada em 1962, que representa 3 mil emissoras privadas de rádio e televisão do país.
Fonte: Alerj e Abert divulgam notas de pesar pela morte do cinegrafista