Acre importa 2 mil toneladas de produtos do Peru

Publicado em 24/03/2014 - 15:55 Por Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Cerca de 2 mil toneladas de produtos peruanos chegaram ao Acre desde o fim da semana passada, logo após resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que autorizou empresas acrianas a fazer o transporte de mercadorias procedentes do Peru, pelo prazo de 90 dias. Com a cheia do Rio Madeira, o estado está isolado, por via terrestre, do restante do Brasil.

Com a medida da ANTT, segundo o governo estadual, o comércio entre o Sul do Peru e o Acre, que ocorria timidamente, se intensificou nos últimos dias. Carretas com cimento, vergalhões, farinha de trigo, hortifrutigranjeiros e oxigênio hospitalar chegaram ao Acre passando pela Rodovia Interoceânica.

Antes, o oxigênio utilizado nas unidades de saúde chegava em voos da Força Aérea Brasileira. No último sábado (22), o primeiro carregamento, com 15 mil metros cúbicos do produto, passou pela fronteira em Assis Brasil. Os alimentos, incluindo hortifrutigranjeiros,  passam também pela fronteira e abastecem o comércio no estado.

A estimativa é que o prazo de 90 dias, estipulado pela ANTT, seja estendido, porque o Rio Madeira não para de subir e não há previsão de abertura da BR-364, no trecho que liga Rio Branco a Porto Velho, que está com o tráfego de caminhões interrompido. A interdição ocorre devido ao aumento da lâmina d'água sobre a pista, que alcança 1,40 metro.

Edição: Beto Coura

Últimas notícias