Governo do Rio quer ampliar em 25% capacidade do sistema de água

Publicado em 10/04/2014 - 21:49 Por Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, anunciou hoje (10) que o estado encaminhou pedido de financiamento à Caixa Econômica Federal para ampliar em 25% o fornecimento de água para a região metropolitana, principalmente a Baixada Fluminense, no que ele chamou de Guandu 2. Atualmente, o Sistema Guandu fornece 48 mil litros por segundo, voluome que seria aumentado em mais 12 mil litros com as obras de ampliação. O valor da obra, segundo Pezão, é R$ 3,3 bilhões, dinheiro a ser liberado em três fases.

"Vamos fazer um novo reservatório para atender só a Baixada e, em dois anos universalizar o fornecimento de água na região. Estamos aprovando financiamento na Caixa, e a presidenta Dilma recebeu muito bem [a iniciativa]. A operação já passou pela análise de risco da Caixa e estamos em uma grande expectativa de assinar ainda dentro do mês de maio e começar a obra.

O governador falou à imprensa durante a abertura de uma feira de produtos e serviços relacionados à área de saneamento básico. Na ocasião, ele assinou contrato para a substituição de 600 quilômetros de redes antigas de água, no valor de R$ 140 milhões.

Pezão comentou ainda o pleito do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, de aumentar a retirada de água do Rio Paraíba do Sul, a fim de minimizar a estiagem em reservatórios paulistas. “Em 30 dias, as duas equipes, trabalhando juntas, vão ver a melhor forma de não prejudicar o Rio e, se puder atender São Paulo, ótimo. Vamos continuar mantendo o diálogo. Ontem (9), conversamos muito. Ele não quer prejudicar o Rio, e nós não queremos prejudicar São Paulo. Os técnicos é que vão definir.”

 


Fonte: Governo do Rio quer ampliar em 25% capacidade do sistema de água

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.