Secretário da Fifa vistoria Itaquerão e diz que estádio estará pronto até a Copa

Publicado em 22/04/2014 - 12:05 Por Fernanda Cruz – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, fez na manhã de hoje (22) uma vistoria na Arena Corinthians, o Itaquerão, na zona leste da capital paulista, com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o ex-jogador Ronaldo Nazário, membro do Conselho de Administração do Comitê Local. Valcke avaliou que os prazos estão apertados, mas que o estádio estará pronto a tempo para sediar a abertura dos jogos da Copa do Mundo no Brasil.

"Ainda há muito trabalho a fazer pela frente, é uma corrida contra o tempo, mas eu posso afirmar que o jogo de abertura terá lugar aqui no estádio do Corinthians", disse Valcke.

Em reunião feita hoje, ficou definido que o prazo de entrega para as arquibancadas temporárias é 10 de maio. Segundo Nádia Campeão, vice-prefeita de São Paulo, as obras do entorno do estádio, que fazem parte de convênio entre a prefeitura e o governo do estado, estarão prontas até 28 de abril. "Apenas a passarela que liga as regiões dos trilhos do metrô ao estádio fica para maio", informou Júlio Semeghini, secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional.

Segundo Valcke, uma equipe da Fifa também tem acompanhado o andamento da construção das obras viárias. O ministro Aldo Rebelo vistoriou e aprovou as condições do entorno. "Eu tive oportunidade de circular um pouco antes de entrar pelas redondezas do estádio, para ver as obras de mobilidade urbana em execução. Vi algumas concluídas, outras em estado avançado", declarou.

Com a conclusão das intervenções, pequenos eventos serão promovidos para testar a estrutura do estádio, marcados para os dias 26 de abril, 1º e 10 de maio, preparando o Itaquerão para a avaliação que será feita pela Fifa, prevista para o começo da segunda quinzena de maio. "A data importante será a do jogo teste da Fifa, em 17 ou 18 de maio. Com isso, nós teremos condições de averiguar se tudo está funcionando e teremos, a partir daí, um prazo de três semanas para solucionar problemas", disse o secretário-geral.

Esse evento de teste, cujo público está fixado em 50 mil pessoas, servirá também para avaliar o funcionamento do Centro Integrado de Comando e Controle, a estratégia de segurança criada pra funcionar nas cidades-sede da Copa, destacou Júlio Semeghini.

Edição: Davi Oliveira

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Governo de São Paulo inicia testes com vacina contra o novo coronavírus.
Saúde

Hospital das Clínicas de Campinas começa testes de vacina contra covid

O Instituto Butantan deve concluir em outubro ou novembro os testes com cerca de 9 mil voluntários em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

Agente penitenciário
Geral

Agentes prisionais tiveram saúde mental abalada na pandemia

Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas coletou informações sobre a percepção dos profissionais sobre impactos da pandemia no trabalho, no bem-estar e nas relações com os presos.

Poupança
Economia

Captação da poupança bate recorde para meses de julho

Depósitos na caderneta superaram saques em R$ 27,14 bilhões no mês passado. Nos sete primeiros meses do ano, captação acumulada chega a R$ 111,58 bilhões.

Justiça

Órgãos assinam termo de cooperação sobre acordos de leniência

O TCU passa a participar das negociações conduzidas pela CGU, AGU e MPF na celebração de acordos de leniência com empresas acusadas de desviar recursos públicos.

Governo de São Paulo inicia testes com vacina contra o novo coronavírus.
Saúde

Diretor do Instituto Butantan defende confiabilidade de vacina chinesa

O contrato com a farmacêutica chinesa permite ao Butantã começar a produzir e envasar a Coronavac a partir de outubro deste ano, disse Dimas Covas.

João Menezes ganhou o ouro pan-americano em 2019
Esportes

Tenistas brasileiros embarcam domingo para se juntar à Missão Europa

Entre os convocados está João Menezes, ouro no Pan de Lima (Peru). Thomaz Bellucci, Beatriz Haddad Maia e Carolina Meligeni também estão de malas prontas rumo a Portugal.