Jovem morre em confronto com policiais da UPP de Manguinhos
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro - Moradores da Favela do Mandela, onde contêineres da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) foram queimados ontem (20) à noite, acompanham o trabalho de limpeza do entorno (Tânia Rêgo/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rio de Janeiro - Policiamento é reforçado na Favela do Mandela, onde contêineres da UPP foram queimados ontem (20) à noite (Tânia Rêgo/Agência Brasil)](/sites/default/files/atoms/image/908189-favela_mandela_limpeza0398.jpg)
Confronto ocorreu na noite de ontem
Um confronto entre moradores da comunidade de Manguinhos, subúrbio do Rio de Janeiro, e policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da região, na noite passada (14) resultou na morte de Jonathan de Oliveira Lima, de 19 anos. O jovem foi ferido no confronto e chegou a ser levado às pressas para a Unidade de Pronto-Atendimento de Manguinhos, onde já chegou sem vida.
Tudo começou quando militares da UPP de Manguinhos faziam o patrulhamento na região conhecida como Barrinho e se depararam com homens armados, iniciando o tiroteio. No local foi apreendida grande quantidade de drogas e os criminosos fugiram. Em seguida, moradores revoltados com a morte de Jonathan depredaram a base da UPP localizada no Morro da Coreia. Eles também fecharam a Avenida dos Democráticos, uma das principais vias da região, ateando fogo a objetos e jogando pedras contra os veículos que passavam.
Para dispersar a multidão, a PM enviou para o local equipes do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) que conseguiram controlar a situação e liberar as vias, que ficaram fechadas pro mais de meia hora e provocaram grande confusão no trânsito.
Fonte: Jovem morre em confronto com policiais da UPP Manguinhos
![Ricardo Stuckert/PR Brasília (DF) 10/01/2025 - Turismo e crise climática: os caminhos sustentáveis para a Amazônia - Visita a comunidade em Manaquiri Amazonas.
Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ariela Nascimento/Arquivo Pessoal Brasília (DF), 07/02/2025 - Universitárias trans se mobilizam por mais inclusão no ensino superior. A articuladora da Rede Trans Brasil e também estudante de Ciências Sociais na Universidade Federal Fluminense (UFF), Ariela Nascimento. Foto: Ariela Nascimento/Arquivo Pessoal](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)