logo Agência Brasil
Geral

Mais de 60 anos depois, Maracanã volta a ser palco da decisão da Copa

Da Agência Brasil*
Publicado em 16/05/2014 - 16:07
 - Atualizado em 16/05/2014 - 20:20
Rio de Janeiro
Troféu da Copa do Mundo de 2014 chega ao Brasil depois de rodar o mundo
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

banner_copa

Repleta de paisagens naturais e com referências internacionalmente conhecidas como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, a cidade do Rio de Janeiro sediará sete partidas do Mundial de futebol, incluindo a final, marcada para 13 de julho.

Os jogos serão disputados no Estádio do Maracanã que foi totalmente reformado e tem capacidade para receber 78,8 mil torcedores. O Maracanã vai sediar a final da Copa do Mundo 2014. Em 1950, o estádio foi palco da partida que decidiu o torneio. O estádio será o segundo a ter duas decisões do Mundial. O primeiro foi o Azteca, no México, em 1970 e 1986, segundo o Portal da Copa, site do governo brasileiro sobre a Copa do Mundo.

A prefeitura do Rio sugere aos torcedores o uso dos transportes públicos para a ida ao estádio e, em especial, o metrô. O Plano de Mobilidade do Rio segue o mesmo esquema usado na Copa das Confederações, com uma novidade - a inclusão dos ônibus que trafegam pelo corredor expresso BRT (sigla em inglês para ônibus de trânsito rápido) – que saem do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antonio Carlos Jobim e deixam o torcedor na estação de metrô Vicente de Carvalho, na zona norte. De lá, é preciso pegar o metrô até o Maracanã.

Durante esta semana, a Agência Brasil publica uma série de matérias com informações sobre mobilidade em todas as cidades-sede da Copa.

 

Confira as principais informações para ter acesso ao Maracanã nos dias de jogos:

mobilidade_rj

*Textos e apuração: Cristina Indio do Brasil
*Arte: Pedro Ivo Oliveira

 

* Texto e título alterados às 20h19 para correção de informação. Diferentemente do informado, o Maracanã não é o único estádio a sediar duas finais da Copa do Mundo.