logo Agência Brasil
Geral

Além do turismo cívico, Brasília tem opções para todos os gostos

Entre as cidades-sede da Copa, a capital federal é uma das quais o
Danilo Macedo – Repórter da Agência Brasil
Publicado em 10/06/2014 - 09:51
Brasília
Catedral de Brasília (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
© Marcello Casal jr/Agência Brasil

-

Inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek, que procurava integrar o país em torno do Planalto Central, Brasília atraiu pessoas de todos as regiões, o que pode ser constatado até hoje pela diversidade de sotaques entre os moradores da capital.

A cidade foi reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, por seu conjunto arquitetônico e urbanístico, projetado por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

Brasília tem a maior área tombada do mundo, com 112,5 quilômetros quadrados, e o maior parque urbano da América Latina, o Parque da Cidade. Com 4 milhões de árvores plantadas, a cidade detém a média de 120 metros quadrados de área verde por habitante, quatro vezes mais do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Também conhecida como a capital do rock, por ser berço de bandas como Paralamas do Sucesso e Legião Urbana, Brasília oferece inúmeras opções de lazer. Por ser sede dos principais edifícios dos Três Poderes, o turismo cívico é destaque, mas cada vez mais o Lago Paranoá, na região central da cidade, é frequentado por praticantes de esportes aquáticos e pessoas em busca de diversão em sua orla. Próximo a Brasília, em um raio de 250 km, também há cidades históricas de Goiás e parques com cachoeiras que atraem quem quer contato com a natureza.

Entre as cidades-sede da Copa, Brasília é uma das quais o turista contará com mais centros de Atendimento ao Turista (CATs) à disposição. Ao todo, são sete permanentes, localizados nos setores hoteleiros Norte e Sul, no aeroporto, na Rodoviária Interestadual, na Torre de TV Digital e na Praça dos Três Poderes. Além disso, 13 quiosques serão implantados para a Copa do Mundo em shoppings, ao redor do Estádio Mané Garrincha e no Parque da Cidade, entre outros locais. Dois CATs móveis também atenderão nos locais com maior fluxo de pessoas. De acordo com o governo do Distrito Federal, os atendentes passaram por cursos de capacitação de 120 horas e poderão atender em até cinco idiomas (português, inglês, espanhol, francês e japonês).

Os turistas também poderão usar o aplicativo para smartphones Turismo Brasília (versão para iOS e para Android) , disponível em português, inglês e espanhol, com guia para o visitante aproveitar a capital do país, além de telefones e frases úteis aos turistas e informações sobre as linhas de ônibus e metrô. Ao todo, mais de 1,2 mil placas foram instaladas na cidade, divididas em duas categorias: indicativas, de localização e explicativas, com informações históricas e técnicas sobre os principais monumentos da cidade.

O Ministério do Turismo estima que a cidade vá receber 491 mil turistas durante a Copa, incluindo 80 mil estrangeiros, que devem gastar R$ 887 milhões.

 

turismo_brasília