Tradicional ponto de festa popular no Rio, Alzirão está quase pronto para a Copa
A bandeira do Alzirão, estendida no alto da Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, anuncia que as festividades da Copa do Mundo estão próximas. A 1 quilômetro do Estádio do Maracanã, no cruzamento da Rua Alzira Brandão, tradicional reduto de torcedores, a decoração avança nas fachadas dos prédios e sobre a pista, que será pintada com faixas em verde e amarelo. A estrutura de palco, para shows e um telão de LED de 24 metros quadrados, fica pronta até o fim da semana.
Os jogos do Brasil são a principal atração da festa no Alzirão, e serão transmitidos ao vivo. Depois das partidas, sobem ao palco grupos de samba e de pagode até o fim da Copa. O destaque é para a apresentação de Naldo, após Brasil e México, no dia 17. A expectativa da organização é reunir entre 20 mil e 30 mil pessoas por dia, com atrações musicais e o inédito telão de 24 metros.
“É a primeira vez que colocamos um telão desse tamanho”, revela o diretor de Administração da festa, Sérgio Luiz. Ele explica que para controlar a luz e evitar reflexos na tela também serão instaladas bandanas nas cores verde e amarelo, em formato de mosaico. “As pessoas reclamavam do reflexo no telão nos últimos anos [em jogos de Copa do Mundo]. Desta vez, tentaremos resolver. Vai ficar bom”, completou.
Morador da Alzira Brandão há mais de 20 anos, André Luiz Lage, reclama do incômodo trazido pela festa, como os helicópteros de emissoras de televisão que sobrevoam o local, a sujeira nas ruas e a ausência de banheiros. Porém, “pelo lado bom”, diz que a festa permite reunir a vizinhança. “Pelo lado da alegria, a gente só encontra certas pessoas na Copa”.
Porteiro de uma academia de hidroginástica na mesma rua, Milton Soares da Silva, de 50 anos, confessa que está ansioso para ver a festa. “Sempre que tem Copa eu gosto de ir”. O estabelecimento em que ele trabalha funcionará apenas pela manhã em dias de jogos do Brasil. “Vou ficar um pouco aqui e outro tanto lá. É pertinho, né!”, brincou.
O vendedor de antiguidades Agostinho Tavares dos Santos, de 22 anos, está tão animado com a festa que, entre um gol e outro, pretende encontrar uma namorada. “A decoração é como se fosse um jardim. Floresce a cada quatro anos. Aumenta nossa autoestima e até a libido”.
A festa na esquina das ruas Alzira Brandão e Conde de Bonfim é sagrada em todas as copas, desde 1978, ano em que a Copa do Mundo foi disputada na Argentina. Na ocasião, um grupo de amigos levou para a rua uma televisão de 20 polegadas para assistir os jogos. Desde então, o Alzirão se confirma como um dos pontos populares mais tradicionais do Rio de Janeiro para se assistir aos jogos do Mundial.
Este ano, a empresa de bebidas Ambev é a patrocinadora da festa. No local, além dos shows e da decoração, a marca é responsável por instalar 200 banheiros químicos e 23 barracas de comidas e bebidas. Também estão previstas equipe de segurança e de atendimento emergencial. Em dias de jogo, as ruas Conde de Bonfim e Alzirão Brandão serão fechadas ao trânsito.
A entrada na Alzirão é gratuita, e o melhor acesso é pela estação de metrô da Rua São Francisco Xavier.