Conta de luz aumenta 35% em 228 municípios atendidos pela Elektro em SP e MS
![Antonio Cruz/Agência Brasil Linhas de transmissão de energia](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A partir do dia 27, a conta de luz de 2,4 milhões de consumidores residenciais atendidos pela Elektro será reajustada em 35,7%. No agrupado para consumidores de baixa tensão, o aumento será 35,9%. As novas tarifas foram aprovadas hoje (19), durante reunião de diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A medida afetará 223 municípios localizados no estado de São Paulo e cinco em Mato Grosso do Sul.
De acordo com a Aneel, o item que mais impactou o reajuste da Elektro foi o aumento dos custos que a empresa teve com compra de energia. Fatores como aumento nos custos com transporte de energia e pagamento de encargos setoriais também influenciaram. Para os consumidores de alta tensão, o aumento será de 40,7%. Com isso, o efeito médio do reajuste ficará em 37,78%.
Para calcular o reajuste, a Aneel considera a variação de custos que a empresa teve no ano – cálculo que inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, além de outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário. Entre eles, a compra de energia, encargos de transmissão e encargos setoriais.
![Antonio Augusto/Ascom/TSE
TSE - Tribunal Superior Eleitoral
Urna eletrônica](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Charlotte Greenfield/Proibida reprodução FILE PHOTO: An Afghan schoolgirl reads from her book inside a house in Kabul, Afghanistan, March 23, 2022. REUTERS/Charlotte Greenfield/File Photo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 17/04/2024 Comissão geral para debater a regulamentação da atividade dos motoristas de aplicativos no Plenário da Câmara dos Deputados. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Abertura da 5ª Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, na Rodoviária Interestadual de Brasília.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)