DF entra em estado de atenção por causa da baixa umidade do ar

Publicado em 06/08/2014 - 11:39 Por Da Agência Brasil - Brasília

Nos últimos cinco dias, a umidade relativa do ar no Distrito Federal (DF) ficou entre 20% e 30%, segundo a Defesa Civil.

A baixa umidade relativa do ar provoca o ressecamento das mucosas e da pele e requer da população maiores cuidados com  a saúde.

Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade do ar ideal é 60%. A OMS recomenda a declaração do estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%.

A Secretaria de Defesa Civil do DF pede atenção especial para as escolas e sugere a adoção de procedimentos como manter bebedouros, inclusive de emergência (potes e garrafas), em número acima dos já existentes, com boas condições de higiene e qualidade da água. Pede ainda que as salas de aula sejam mantidas com a máxima ventilação possível.

Aos brasilienses em geral, a Defesa Civil recomenda que evitem aglomerações, aumentem a ingestão diária de líquidos, independentemente de apresentar sede, evitar os banhos prolongados com água quente, bem como o uso excessivo de sabonete, e pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, pelo menos seis vezes ao dia.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias