Secretário maranhense deixa cargo após segunda fuga de presos em uma semana

Assume a pasta interinamente o secretário estadual de Segurança

Publicado em 17/09/2014 - 14:11 Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Após o registro da segunda fuga em apenas uma semana no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA), Sebastião Uchôa deixou hoje (17) o comando da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) do Maranhão. A pasta será assumida interinamente pelo secretário estadual de Segurança Pública, Marcos Affonso.

Uchôa colocou o cargo à disposição durante tumulto iniciado poucas horas depois de detentos escaparem por meio de um túnel cavado a partir do Presídio São Luís 1, um dos oito estabelecimentos que compõem o complexo. Durante a confusão, equipes de televisão flagraram presos escalando os muros do presídio e sendo contidos por policiais militares.

Enquanto os policiais tentavam controlar a situação, agentes e inspetores penitenciários que aderiram a uma paralisação de 24 horas estavam reunidos diante da entrada principal de Pedrinhas. A categoria denuncia a falta de condições de trabalho e os perigos a que estão expostos os agentes do sistema prisional maranhense.

Bacharel em direito, ex-agente de segurança penitenciária em Pernambuco e ex-diretor executivo do presídio Professor Aníbal Bruno, no Recife (PE), o também delegado Uchôa chefiava a Sejap desde março de 2013. Ao assumir o cargo, prometeu incrementar a segurança dos estabelecimentos prisionais, valorizar os agentes penitenciários e investir na ressocialização dos presos. Entretanto, durante sua gestão teve de explicar a incapacidade do estado para garantir a segurança dos presos e impedir novas fugas.

Só este ano, 16 detentos já foram assassinados no interior do complexo penitenciário, maior estabelecimento prisional do Maranhão. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revelam que, pelo menos, 60 presos foram mortos em 2013. Se confirmada a estimativa da assessoria do governo, aproximadamente 46 detentos escaparam na última semana, dez fugiram hoje e 36 no dia 10, quando bandidos obrigaram o motorista de um caminhão a dirigir o veículo contra o muro do complexo, abrindo um grande buraco no concreto. Segundo a assessoria da Sejap, apenas três dos fugitivos haviam sido capturados. Durante a confusão, quatro detentos ficaram feridos e um foi recapturado.

 

Edição: Armando Cardoso

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Londres, coronavírus, covid - 19
Internacional

Museu da Ciência reabrirá em Londres no próximo dia 19

Museu oferece ingressos online com hora marcada para um número reduzido de visitantes, a fim de permitir o distanciamento social e controlar a movimentação.

Pessoas em parque de Paris
Internacional

França: nova onda de covid-19 pode ter controle mais difícil

O presidente Emmanuel Macron, afirmou, em videoconferência com ministros, que a França vai adotar novas restrições para as 20 maiores cidades do país, visando a  conter a taxa de infecções.

A cúpula  maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.
Política

Câmara aprova MP amplia uso de assinatura eletrônica

Objetivo da MP é facilitar o uso de documento assinados digitalmente para ampliar o acesso a serviços públicos digitais. Texto segue para o Senado.

la bombonera, estádio do boca juniors
Esportes

Equipes do futebol argentino voltam a treinos presenciais

Após paralisação de cinco meses causada pela pandemia de coronavírus, 16 das 25 equipes da primeira divisão do país sul-americano retornaram às atividades presenciais.

Programa de Incentivo à Cabotagem, BR do Mar,
Geral

Programa de incentivo marítimo BR do Mar é entregue ao Congresso

O governo entregou hoje o projeto de lei BR do Mar - iniciativa que visa expandir o tráfego marítimo de mercadorias em todo o território nacional.

 

cruzeiro guarani
Esportes

Série B: Cruzeiro vence Guarani por 3 a 2 fora de casa

Segunda rodada também teve triunfos de Juventude, Paraná e Botafogo SP, além do empate entre Brasil de Pelotas e Ponte Preta.