Ministério alerta para importância de diagnóstico precoce da hanseníase

Publicado em 21/01/2015 - 12:13 Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília

hanseníase

Saúde alerta para importância do diagnóstico precoce da hanseníaseDivulgação

Com a campanha Hanseníase: Quanto antes Você Descobrir, mais Cedo Vai se Curar, lançada hoje (21), o Ministério da Saúde busca conscientizar profissionais de saúde, gestores e a população em geral sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, que tem tratamento gratuito no Sistema Único de Saúde.

De acordo com a pasta, a campanha será direcionada a municípios brasileiros onde há maior prevalência de hanseníase e localizados, sobretudo, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A comunicação será feita por meio da distribuição de cartazes, folhetos e mídias nas redes sociais.

Como parte das ações que marcam o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, a ser lembrado no próximo domingo (25), o prédio do ministério, em Brasília, vai receber uma projeção de luzes nas cores marrom, vermelho e bege, que representam os tons das manchas provocadas pela doença.

Segundo a pasta, a hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, transmitida por pessoas doentes que não estão em tratamento. A doença tem cura, mas pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento não for feito adequadamente.

O ministério recomenda que as pessoas procurem um serviço de saúde no caso de aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo – sobretudo se a mancha apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque. Após iniciado o tratamento, o paciente deixa de transmitir a doença quase que imediatamente.

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias