Fecomércio-RJ estima que 30% da população deixem o Rio no carnaval

Publicado em 09/02/2015 - 18:07 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Apesar do aumento do número de turistas no Rio de Janeiro para o carnaval deste ano, o gerente de Economia da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), Christian Travassos, informou hoje (9) à Agência Brasil que, “seguindo já uma tradição”, cerca de 30% dos moradores da região metropolitana do Rio de Janeiro passarão o carnaval fora.

“Vão para outras cidades; vão visitar a família no interior, nos dias de folga”, disse Travassos. O orçamento mais contido é um dos motivos que levam pelo menos um a cada quatro cidadãos do Grande Rio a deixar a região no carnaval, explicou o economista.

Enquanto os cariocas procuram outros destinos, a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) estima que 977 mil turistas, nacionais e estrangeiros, chegarão à cidade para os festejos carnavalescos. Haverá, pelos cálculos da Riotur, crescimento de 6,4% em relação aos 918 mil turistas registrados em igual período do ano passado.

Pesquisa do Groupon com 1.382 pessoas de todos os estados, entre os dias 19 e 29 de janeiro, constatou que, embora o carnaval brasileiro, seja uma festa famosa em todo o mundo, que atrai turistas de todos os continentes, há pessoas que preferem fugir da animação das ruas e passar o feriadão descansando. De acordo com a sondagem, enquanto 46,1% veem o carnaval como uma oportunidade para esquecer a rotina e se divertir, 42,3% querem aproveitar os dias para descansar.

Entre os aspectos negativos do carnaval, a pesquisa revela que 61,2% dos brasileiros apontaram o excesso do consumo de bebida alcoólica e 50,4%, a alta de preços em geral, no período. A palavra mais associada à data foi diversão para 49,7% dos entrevistados. Somente 10,6% relacionaram a festa a sexo.


Fonte: Carnaval também é época de descanso e saída para outras localidades

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias