Guarapiranga passa Cantareira e vira principal forncedor de água de São Paulo

É a primeira vez que isso ocorre desde a criação do Cantareira, em

Publicado em 09/03/2015 - 18:43 Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Com seguidas reduções na capacidade de abastecer a Grande São Paulo, o Sistema Cantareira deixou de ser, em fevereiro – pela primeira vez desde sua criação, em 1973 – o principal fornecedor de água da região metropolitana de São Paulo, posto assumido agora pelo Sistema Guarapiranga. 

Sistema Cantareira

Em fevereiro, o Cantareira produziu, em média, 14,03 metros cúbicos por segundo (m³/s) de água. No Guarapiranga, o valor chegou a 14,49 m³/s Divulgação/Sabesp

Segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em fevereiro deste ano, o Cantareira produziu, em média, 14,03 metros cúbicos por segundo (m³/s) de água. No Guarapiranga, o valor chegou a 14,49 m³/s, seguido do Sistema Alto Tietê, que entregou 11,04 m³/s de água no período.

Na comparação entre fevereiro de 2014  e fevereiro de 2015, a retirada de água do Cantareira teve redução de 56%, o que significa diminuição de 17,74 m³/s este ano – volume suficiente para abastecer aproximadamente 5,3 milhões de pessoas durante um mês. De acordo com a Sabesp, o Cantareira, que antes do início da crise de abastecimento atendia a 8,8 milhões de pessoas, hoje produz água para cerca de 6,2 milhões de clientes.

O nível do Sistema Cantareira, que já havia subido no fim de semana para 12,3%, chegou hoje (9) a 12,9% do reservatório. Desde ontem (8), choveu 31 milímetros (mm) nas represas que formam o sistema. A média pluviométrica para março é 178 mm. Os outros reservatórios da região metropolitana de São Paulo também registraram elevação nesta segunda-feira. No Guarapiranga, o nível passou de 67,7% para 69,3%.  No Alto Tietê, aumentou de 19,1% para 19,1%.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.