Registros de ocorrência de crimes poderão ser acompanhados online no Rio

Publicado em 25/03/2015 - 13:41 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Os registros de ocorrência de qualquer tipo de crime feitos nas delegacias de todo o estado do Rio de Janeiro já podem ser acompanhadas pela internet. As pessoas podem acessar o Portal da Transparência, uma ferramenta da Polícia Civil, que permite consultar o registro online a partir de um código que deve ser solicitado no ato do registro.

O diretor do Departamento Geral de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, delegado Fábio Ferreira, disse que a iniciativa tem como objetivo dar mais comodidade ao cidadão, que pode acompanhar o andamento do seu registro de casa, sem precisar ir à delegacia. “Criamos o serviço para dar mais agilidade à informação, mas tendo como premissa garantir o sigilo das investigações. É uma forma de o cidadão ter acesso ao andamento de sua ocorrência.”

De acordo com a Polícia Civil, a vítima ao fazer um registro de ocorrência, terá o código validador para acompanhar o andamento da denúncia no momento do registro.

A professora Bárbara dos Santos, de 33 anos vítima de um assalto em que teve sua carteira com documentos roubados no centro da cidade, aprova a iniciativa. “Às vezes, é ruim porque temos que deixar nossos afazeres e deslocar a delegacia próxima da ocorrência. Poder acompanhar pela internet facilita bastante, caso tenhamos que retornar à unidade policial por quaisquer motivos necessários.”

O portal terá  um campo disponível para preenchimento dos números do CPF e do registro da ocorrência e outro para o código validador, expedido no momento em que se faz o registro. As informações são repassadas ao e-mail cadastrado pela vitima, garantindo, assim, que cheguem apenas à parte interessada.

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias