Exército ajudará a retirar moradores de áreas de risco em Salvador

Pelo menos 14 pessoas morreram após os deslizamentos de terra na

Publicado em 28/04/2015 - 16:26 Por Da Agência Brasil - Brasília

 

Áreas de Salvador são atingidas pelas fortes chuvas. Na foto, o Bairro do Lobato ( Manu Dias/GOVBA)

Governo teme novos deslizamentos  Na foto, o Bairro do Lobato  Divulgação/Manu Dias/Governo da Bahia

Equipes do Exército vão ajudar na retirada de moradores das áreas afetadas pelas chuvas que atingem Salvador. O anúncio foi feito hoje (28) pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. Ele visitou a capital baiana e sobrevoou os principais pontos atingidos.

Segundo levantamento feito pela prefeitura de Salvador, foram detectadas pelo menos dez áreas críticas. As famílias que estão nestes locais, de acordo com o governo, precisam ser removidas, porque há risco de desabamentos.

“Nós vamos disponibilizar moradia para que as famílias possam se mudar, porque é iminente o risco de desabamento. Vamos levá-las para um abrigo ou disponibilizar aluguel social. Há uma rejeição das famílias à saída desses locais, mas a determinação é convencê-las [a sair]”, disse Occhi.

Pelo menos 14 pessoas morreram após os deslizamentos de terra na capital baiana. No início da tarde de hoje, um corpo foi retirado dos escombros da encosta que desabou na Avenida San Martin, última morte confirmada pela Polícia Militar. No local, dez pessoas morreram e uma está desaparecida.

Em outro deslizamento, no bairro Bom Juá, quatro pessoas morreram e três foram resgatadas. Uma pessoa foi socorrida no bairro Santa Luzia. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas. As áreas atingidas pelos deslizamentos foram esvaziadas.

Só ontem, a Defesa Civil da capital baiana registrou 316 ocorrências por causa das chuvas. Até às 14h45 desta terça-feira, o órgão havia registrado 265 ocorrências, incluindo 147 deslizamentos de terra, 17 alagamentos e 21 desabamentos de imóveis e muros.

O temporal que caiu em Salvador na madrugada de segunda-feira (27) provocou estragos, alagou algumas das principais ruas e avenidas da cidade. Hospitais foram tomados pela água, e pacientes tiveram de ser transferidos para alas não atingidas e outras unidades de saúde. Escolas e universidades suspenderam as aulas.

Edição: Beto Coura

Destaques EBC


Últimas notícias