Mostra une música e obras de países lusófonos no Sesc em SP
A mostra Às Margens dos Mares reúne no Sesc Pinheiros, na capital paulista, obras de artistas expoentes de Angola, do Brasil, de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal. Além das instalações, fotografias, vídeos e objetos, o visitante pode conferir encontros musicais inéditos de artistas dos países convidados. A mostra foi inaugurada sexta-feira (8) e segue até 2 de agosto no espaço expositivo (segundo andar). O Sesc Pinheiros está localizado na Rua Paes Leme, 195, São Paulo.
O encontro musical terá os brasileiros Ivan Lins, Céu e Paulinho da Costa. Apresentam-se também as artistas portugueses Ana Bacalhau e Sara Tavares, Manecas Costa representando Guiné-Bissau, Mayra Andrade, que vem de Cabo Verde e Stewart Sukuma, de Moçambique. O objetivo é destacar a diversidade de matrizes culturais das diferentes nacionalidades.
Às Margens dos Mares contará, além disso, com uma banda internacional formada especialmente para a ocasião, com John Beasley (piano), Guto Wirtti (baixo), Marcos Cesar (percussão), Thomas Naim (violão e guitarra) e as cantoras Siza Quel Matchombe e Sandra Magaia.
As instalações da mostra agregam músicas e até mesmo ruídos, buscando o rompimento das barreiras entre linguagens artísticas. As obras expostas são de autoria de Arnaldo Antunes, Guto Lacaz, Chelpa Ferro, Chiara Banfi e Grivo (Brasil), Ângela Ferreira, Maimuna Adam e Mauro Pinto (Moçambique), Catarina Botelho, Gabriela Albergaria e Susana Gaudêncio (Portugal) e Kiluanji Kia Henda (Angola).
O evento ainda traz ações educativas e programação integrada com debates, oficinas, intervenções e exibições de filmes.