Mais 22 pontes destruídas pela chuva na região serrana do Rio são recuperadas

Publicado em 15/05/2015 - 19:16 Por Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Os municípios de Bom Jardim e Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, receberam hoje (15) mais 22 pontes de acesso que foram recuperadas após a tragédia causada pela chuva de janeiro de 2011. O governador Luiz Fernando Pezão visitou nesta sexta-feira os locais mais atingidos pelo temporal para verificar a situação dos acessos, importantes para o escoamento da produção agropecuária e industrial da região – polo produtor de hortaliças, frutas, flores e aves.

No total, deverão ser recuperadas 92 pontes. Está previsto investimento de R$ 101,7 milhões do governo do estado em parceria com o governo federal e o Banco Mundial (Bird). Nos dias 11 e 12 de janeiro de 2011, as chuvas mais fortes já registradas na região provocaram desabamentos e enxurradas que mataram mais de 900 pessoas.

O presidente da Associação dos Agricultores Familiares Produtores de Morango de Nova Friburgo (Amorango), Fernando Hottz, disse que a produção da fruta já voltou ao normal. Mas, de acordo com ele, há produtores que ainda não conseguiram retomar o trabalho porque o acesso ao sítio continua prejudicado.

“Teve um produtor de morango que teve que abandonar o sítio por causa de acesso, porque ele não tinha como produzir lá e transportar a sua mercadoria. Hoje, ele planta em outro lugar, não está mais no sítio dele, porque o acesso ficou ruim. Agora está em período de estiagem, mas quando chove fica complicado chegar lá, [na localidade] Córrego Sujo. O pai e a mãe moram lá, mas ele não quer correr o risco de plantar lá de novo, então arrendou um pedaço de terra em outro lugar.”

Hottz afirmou que o processo de recuperação das estradas foi demorado, mas o incentivo recebido do governo, logo após a tragédia, foi fundamental para retomar a produção.

“Em 2011 mesmo teve um apoio do governo, não só produtor de morango, quase todos os produtores da região receberam um recurso a fundo perdido do Banco Mundial junto com o governo do estado, para iniciar de novo a produção. Não resolveu todos os problemas, mas ajudou. Muita gente perdeu tudo, tubulação para irrigação, bomba para molhar, até mesmo microtrator para transporte dentro do sítio. Muita gente conseguiu iniciar [a produção] de novo, começar do zero.”

 

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias