Chuva eleva nível do Cantareira para 14,1%

Publicado em 21/11/2015 - 14:44 Por Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

As chuvas que atingiram o estado de São Paulo nos últimos dias tiveram impacto positivo no sistema Cantareira. O manancial hoje (21) está operando com 14,1% de sua capacidade de armazenamento, 0,2 pontos percentuais acima do registrado ontem. Essa é a quarta vez nos últimos quatro dias que há elevação no nível do sistema.

Apesar das sucessivas elevações em seu nível, o reservatório ainda está usando água do volume morto, abaixo do nível de captação por gravidade. O cantareira tem hoje 178,9 milhões de m³ de água, 108,6 milhões de m³ abaixo da linha do volume morto. A estimativa da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é de que esse limite seja ultrapassado em abril.

O sistema Alto Tietê opera hoje com 15,1% de sua capacidade; o Guarapiranga, com 88,1%; o Alto Cotia, com 73,4%; o Rio Grande, com 96%; e o Rio Claro, com 56,8%.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura, hoje há condições para pancadas de chuva moderadas no final da tarde. Amanhã, no final do dia, a nebulosidade voltará a aumentar, entretanto esperam-se apenas chuvas leves e chuviscos.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias