Municípios interromperão abastecimento de água na passagem da lama

Colatina e Governador Valadares cortarão água por causa da lama

Publicado em 07/11/2015 - 15:55 Por Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil - Brasília

As prefeituras de Colatina (ES) e Governador Valadares (MG) vão interromper o abastecimento de água durante a passagem da lama transportada pelo Rio Doce, por causa do rompimento de duas barragens em Minas Gerais. A previsão do Serviço Geológico do Brasil é que a lama atinja Governador Valadares na madrugada de domingo (8) e Colatina na tarde de segunda-feira (9).

A onda com lama, rejeitos sólidos e água usados no processo de mineração foi causada pelo rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, na quinta-feira (5), em Bento Rodrigues, um distrito de Mariana, em Minas.

A prefeitura de Colatina informou que o abastecimento será suspenso no momento em que a onda de dejetos chegar a cidade. “Análises serão feitas constantemente até que a qualidade da água seja adequada para o consumo humano. Por este motivo, a administração pede que a população economize água e mantenham seus reservatórios cheios”, informa a nota.

Em Governador Valadares, a prefeitura informou que, quando a lama chegar, o serviço de água da cidade vai desligar as bombas por um tempo, colher amostras e analisar a água. Caso seja possível tratar, garantindo a qualidade, o abastecimento volta ao normal. Do contrário, será suspenso.

Outro município do Espírito Santo que deve ser atingido pela lama na noite de segunda (9) para terça-feira (10) é Linhares. De acordo com a prefeitura, não há risco de contaminação da água que é distribuída a população uma vez que o ponto de captação é feito no Rio Pequeno.

“Além disso, em 18 de outubro, a prefeitura fez uma barragem no Rio Pequeno para manter o volume do rio, e esta barragem servirá como uma barreira que evitará o contato da água do Rio Doce com o Rio Pequeno, garantindo segurança extra para o abastecimento de Linhares”, registrou em comunicado.

Edição: Beto Coura

Últimas notícias