Ministérios renovam parceria com empresas aéreas para transporte de órgãos

Publicado em 03/12/2015 - 17:05 Por Aline Leal - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Brasília - O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha e da Saúde, Marcelo Castro renovam a parceria para o transporte de órgãos, durante o Fórum de Logística do Sistema Nacional de Transporte (José Cruz/Agência Brasil)

          A parceria valerá por mais dois anos, conforme acordo assinado peloss ministros da Aviação Civil, Eliseu
          Padilha, e da Saúde, Marcelo Castro, e respresentantes das empresas aéreas     José Cruz/Agência Brasil

Os ministros da Saúde, Marcelo Castro, e da Aviação Civil, Eliseu Padilha, assinaram hoje (3) com representantes de empresas de aéreas a renovação, por mais dois anos, de parceria para transporte de órgãos para transplante. Agora a iniciativa inclui a medula óssea entre os órgãos passíveis de transporte por avião comercial.

Castro agradeceu às empresas aéreas, que transportam gratuitamente órgãos e equipes, e reforçou que esse tipo de acordo é importante para que o Brasil continue tendo o maior sistema público de transplante de órgãos do mundo. ”Esse é um modelo bem-sucedido de parceria público-privada”, disse o ministro, por ocasião da assinatura do acordo.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, no ano passado, 5.061 voos transportaram órgãos e equipes de saúde e que, até outubro de 2015, foram usados 3.317. A pasta lembra que é possível levar mais de um órgão por voo. Entre 2013 e 2014, quando o acordo passou a vigorar,  houve aumento de 18% no número de itens transportados.

A parceria, assinada pela primeira vez em dezembro de 2013, prevê que uma equipe do Ministério da Saúde acompanhe o tráfego aéreo dentro da sala de Comando de Gerenciamento de Navegação Aérea no Rio de Janeiro 24 horas por dia, para encontrar o voo mais conveniente para o transporte do órgão ou da equipe de captação. Além disso, as aeronaves que estiverem transportando órgão têm prioridade em pousos e decolagens. 

Também assinaram o acordo o Comando da Aeronáutica, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), as companhias TAM, GOL, Avianca, Azul e Passaredo, as concessionárias aeroportuárias, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias