Rede social Weibo vai divulgar a Olimpíada para 600 milhões de chineses

Publicado em 24/02/2016 - 19:13 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A plataforma interativa de mídia social Sina/Weibo, uma das maiores da China, conhecida como o "Twitter chinês", lançou hoje (24) sua campanha para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro (Smel). A rede vai divulgar a preparação da cidade para o evento e os resultados dos jogos. O jogador de futebol Nenê, meia atacante do Vasco, de 34 anos, mostrou seu perfil “para se aproximar dos fãs da China”, país pelo qual se interessa bastante, pela cultura e língua, segundo afirmou.

A vice-consulesa geral da República Popular da China, no Rio de Janeiro, Li Yanjun, destacou que a capital fluminense está melhorando a sua infraestrutura para receber os turistas que virão para os jogos e que, nessa reestruturação, produtos chineses já fazem parte do cotidiano carioca, entre os quais trens de metrô, barcas e equipamentos de telecomunicações. Ela disse que a parceria com a prefeitura carioca é uma estratégia para divulgar o Brasil na China e, ao mesmo tempo, fazer os chineses se aproximarem do Brasil.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Marcos Braz, vê na associação uma oportunidade de o Rio de Janeiro mostrar para os chineses quais são os trabalhos feitos na área social e o legado de transformação e de inclusão social por meio do esporte. O blog Weibo vai cobrir a Olimpíada e a Paralimpíada, “como qualquer outro veículo de comunicação”, mas aproveitando para mostrar o Rio de Janeiro e o Brasil para os chineses. “Essa é a nossa intenção. Fazer uma parceria de cobertura, por meio da nossa Secretaria de Esportes do Rio”.

Segundo Marcos Braz, a sociedade firmada com o Weibo poderá gerar também possibilidades de negócios para empresas fluminenses na China. “Não é o nosso objetivo prioritário, mas, sem dúvida nenhuma, nós podemos ganhar com isso também. Volto a dizer que não podemos perder as oportunidades que o Brasil precisa nesse momento, para reverter o quadro em que estamos”. A secretaria está aberta a firmar parcerias de informação semelhantes com blogs de outros países.

Ponto de atenção

O vice-presidente da Sina/Weibo, Arthur Wei, ressaltou que o Rio de Janeiro vai ser o ponto central de atenção do mundo durante os jogos, “inclusive para os chineses”, para os quais a rede quer levar inovações este ano, produzindo matérias com profundidade e informação para todos os usuários. O Sina, segundo Wei, é uma das maiores plataformas interativas de mídia social da China e do mundo, com 600 milhões de chineses e 400 milhões de usuários ativos por mês.

Na Olimpíada de Londres, em 2012, a rede atingiu 4 bilhões de mensagens, com pico de 20 mil mensagens por segundo. Na Rio 2016, a expectativa é superar esses resultados. Arthur Wei disse esperar que a parceria com a prefeitura carioca possa se prolongar para além da Olimpíada.

O diretor da Embratur, Sergio Albuquerque, afirmou que essa é uma oportunidade de elevar o número de turistas chineses no país. “A parceria com a Sina/Weibo vem reforçar as ações que o Ministério do Turismo vem empreendendo, que visam incentivar no turista estrangeiro o interesse de conhecer o Rio de janeiro e os demais destinos brasileiros, em todos os seus diversos segmentos, além de potencializar o legado da exposição do Brasil como destino turístico e como realizador de grandes eventos, que o nosso estado do Rio de Janeiro tão bem sabe dar o exemplo."

Albuquerque observou que o mundo hoje é digital “e quem não estiver nessas plataformas digitais, está fora do mundo, ainda mais se tratando desse potencial, que é a parceria que estamos assinando hoje com a Sina/Weibo”.


Fonte: Parceria com rede social Weibo divulgará Olimpíada para 600 milhões de chineses

Edição: Maria Claudia

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Sede da Polícia Federal em Brasília
Geral

PF cumpre 36 mandados de prisão em oito estados e no DF

Valor das contratações suspeitas de irregularidades em Roraima chega a R$ 50 milhões. Dinheiro foi utilizado na aquisição de insumos médico-hospitalares básicos para combate à covid-19.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, participa do programa Voz do Brasil.
Política

Governo regulamenta serviços de retransmissão de rádio

“Iniciativa do governo federal e do Ministério das Comunicações para levar emprego aos estados do Mato Grosso, TO, AM, PA, AP, AC, RO e MA”, diz ministro.

Aplicativo Caixa Tem
Economia

Caixa libera saque de auxílio emergencial para 4 milhões de pessoas

O crédito na poupança social para os beneficiários nascidos em maio foi feito no dia 5 deste mês.

vacina, Moderna, imagem ilustrativa
Internacional

Argentina e México vão produzir vacina da Oxford

Entrega é prevista a partir da primeira metade de 2021, em função dos resultados dos estudos da Fase 3 de testes e das aprovações regulatórias. Brasil também firmou acordo com a AstraZeneca.

Polícia Civil do Rio de Janeiro.
Direitos Humanos

Rio: operação prende suspeitos de violência contra a mulher

De acordo com a delegada Sandra Ornellas, somente em 2019 as delegacias de atendimento à mulher no Rio indiciaram 16.703 suspeitos de violência doméstica e familiar.

O jogador Guerrero, do Internacional
Esportes

Três jogos fecham segunda rodada da Série A do Brasileirão

São Paulo, Fortaleza, Internacional, Santos, Vasco e Sport entram em campo na noite desta quinta-feira pelo nacional de futebol.