Projeto Roda de Palhaço visita crianças internadas em hospitais públicos do Rio

Publicado em 29/02/2016 - 16:22 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O projeto Roda de Palhaço iniciou o ano com nova formatação, buscando humanizar o ambiente hospitalar, com foco nas enfermarias pediátricas e a primeira instituição visitada hoje (29) pelos atores palhaços que integram o projeto foi o Hospital Federal dos Servidores do Estado (HSE). Amanhã (1º/3), será a vez do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), situado na Cidade Universitária, na Ilha do Governador, zona norte da capital.

O projeto é realizado por atores profissionais especializados na arte da palhaçaria. “É um pessoal com muita experiência nesse tipo de intervenção artística dentro de uma instituição hospitalar”, informa o ator Guilherme Miranda, um dos idealizadores do Roda. As visitas ocorrerão durante todo o ano nos dois hospitais públicos parceiros, repetindo-se duas vezes por semana em cada unidade.

Além dos cinco palhaços que se revezam nas visitas aos pacientes mirins, o projeto tem a participação de músicos profissionais e palhaços convidados. Estão previstas também oficinas que misturam jogos e brincadeiras, destinadas às equipes de saúde, além de pessoal administrativo e de limpeza.

O objetivo, diz Miranda, é fazer com que essas pessoas possam ver os pacientes com um novo olhar, mais humanizado, substituindo a relação fria em que o doente é identificado, muitas vezes, não pelo seu nome, mas pelo mal que o aflige. Segundo Miranda, a receptividade é sempre boa: “A gente busca a humanização. Não precisa ter um nariz vermelho para você olhar para a outra pessoa, escutar de verdade. Não precisa ser palhaço”..

Uma vez por semana, os artistas do Roda de Palhaço se encontram para treinamento e intercâmbio de experiências, jogos e técnicas de improviso utilizadas. “Isso é fundamental para manter o trabalho em um nível de qualidade que a gente acredita que tem que ser”, explica Guilherme Miranda.

Há 20 anos, o IPPMG foi um dos hospitais atendidos pelo projeto Doutores Palhaços, promovido pela Fundação Theodora, da Suíça. Esse grupo foi incorporado depois pela organização não governamental (ONG) Doutores da Alegria, original de São Paulo, que acabou voltando para a capital paulista após dez anos atuando no Rio de Janeiro. Entre 2009 e 2015, o grupo remanescente na capital fluminense criou o projeto Roda Gigante, que acabou desenvolvendo um projeto paralelo, que é o Roda de Palhaço.

Embora tenha foco nas crianças hospitalizadas, o Roda de Palhaço realizar no carnaval um bloco denominado Breque no Piripaque, que passeia por outras alas das instituições. Miranda acrescenta, porém, que se houver uma solicitação para que o grupo vá a outro lugar dos hospitais, e existindo disponibilidade, isso será feito, sem problema. O Roda de Palhaço tem patrocínio de várias instituições públicas e privadas, entre as quais a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e a Universidade Estácio.


Fonte: Projeto Roda de Palhaço visita crianças internadas em hospitais públicos do Rio

Edição: Jorge Wamburg

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
(Brasília - DF, 09/06/2020) 34ª Reunião do Conselho de Governo.
Foto: Marcos Corrêa/PR
Economia

Sistema atual é um manicômio tributário, diz Guedes

Em audiência da Comissão Mista Temporária da Reforma Tributária do Congresso Nacional, o ministro da Economia disse que reforma tributária não vai aumentar de impostos.

Avião decola no aeroporto de Congonhas.
Geral

Pista principal do Aeroporto de Congonhas é fechada para manutenção

Camada porosa de atrito é uma tecnologia nova, a mesma usada no Santos Dumont, no Rio, e permite rápido escoamento da água da chuva, aumentando a aderência dos pneus dos aviões nos pousos.

.coronavírus, pandemia, Covid-19
Saúde

Secretário adianta pontos da estratégia de vacinação para covid-19

Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia, disse que está sendo feito o mesmo cálculo usado na vacinação contra influenza: cerca de 100 milhões de doses.

Palmeiras x Corinthians, Paulistão
Esportes

Corinthians e Palmeiras disputam hegemonia em finais do Paulistão

Decisão do título começa hoje (5) com o primeiro jogo no Itaquerão, às 21h30. Rivais estão empatados em número de taças em seis finais do estadual. 

O presidente da República, Jair Bolsonaro, fala durante a solenidade de Posse dos ministros  das Comunicações e da Ciência, Tecnologia e Inovações
Política

Bolsonaro diz a embaixador que Brasil vai ajudar o povo libanês

“O Brasil está solidário e manifestamos esse sentimento ao povo libanês. Estaremos presentes nessa ajuda àquele povo que tem alguns milhões de seus dentro do nosso país”, disse o presidente.

 A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional se apresenta no Hospital da Criança de Brasília como parte do projeto Concertos da Saúde.
Geral

Orquestra Sinfônica de São Paulo e Masp apresentam série de concertos

Concertos vão combinar arte e música no auditório do Masp. Live será transmitida a partir das 20h no YouTube.