Duas mortes por H1N1 são confirmadas em Blumenau

Publicado em 28/03/2016 - 17:20 Por Daniel Isaia – Correspondente da Agência Brasil - Rio Grande do Sul

Dois pacientes diagnosticados com o vírus H1N1 morreram em Santa Catarina, no último sábado (26). As vítimas são uma mulher com 48 anos de idade e um homem com 43. Ambos estavam internados há cerca de três semanas em hospitais de Blumenau, município do Vale do Itajaí.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, neste ano foram registrados oito casos confirmados de gripe H1N1, incluindo os dois pacientes que morreram no fim de semana. Outros oito casos suspeitos dependem de resultados laboratoriais. Três dos pacientes confirmados e cinco dos pacientes com suspeita estão internados em unidades de tratamento intensivo.

No ano passado, Blumenau registrou um único caso positivo de H1N1. A última morte causada pela doença na cidade havia sido registrada em 2014. Segundo a prefeitura, a rede pública de saúde e as clínicas privadas não dispõem de vacinas. Elas deverão estar disponíveis na rede privada nos próximos dias.

Na rede pública, a disponibilidade depende de repasse do governo federal. Por isso, a Secretaria de Saúde do município tenta adiantar a data da campanha de vacinação junto ao Ministério da Saúde.

Atitudes para prevenir o contágio estão sendo reforçadas para a população. As principais delas são: tossir na parte interna do cotovelo (em vez de nas mãos), evitar locais fechados e com grande concentração de pessoas, e lavar as mãos com frequência.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias